![]() |
Foto: Reprodução | |
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na tarde dessa quarta-feira (7), a Operação ‘Além-mar’, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa ao tráfico internacional de animais. A investigação teve início com a notícia da apreensão de 17 micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia) e 12 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) – espécies endêmicas do Brasil e ameaçadas de extinção – após a revista em uma embarcação brasileira, realizada pela Guarda Costeira da República Togolesa, no dia 12 de fevereiro de 2024.
Os tripulantes da embarcação, que deixou o Brasil com destino ao Benin e transportava animais acompanhados de licenças CITES da Guiana inautênticas, foram presos, à época, em flagrante.
Posteriormente, os animais, vítimas do tráfico internacional, foram repatriados ao Brasil, em ação conjunta entre o Ibama e a PF, tendo sido encaminhados a centros de reabilitação, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na data de ontem, a equipe da PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, em um imóvel que funcionava como centro de distribuição ilegal de animais silvestres na cidade de Juazeiro (BA).
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.