Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

"Antes das gestões PT na Bahia, as juventudes não eram vistas e nem reconhecidas", afirma Éden Valadares no Dia da Juventude


O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, destacou, durante a sessão especial do Dia da Juventude – que homenageou os 17 anos de políticas públicas na Bahia, realizada na Alba nesta segunda-feira (12) –, a necessidade de um aumento contínuo nas políticas públicas voltadas para a juventude no estado. Segundo o petista, que atuou como coordenador institucional da Juventude no governo de Jaques Wagner, os jovens são os principais agentes de transformação na sociedade e é essencial promover uma maior participação deles para a construção de um futuro mais promissor e inclusivo tanto na Bahia quanto no Brasil.

O dirigente partidário reforçou ainda os esforços das gestões do PT para que o estado avançasse na implementação de políticas públicas destinadas aos jovens. “Demos, nos governos do PT, desde Jaques Wagner, um salto de quantidade e qualidade nas políticas de, para e com a juventude. Os jovens são os reais atores da transformação na sociedade e dar participação, protagonismo e empoderamento é elemento fundamental para construirmos uma nova realidade”, disse, ao destacar que o governador Jerônimo Rodrigues fará ainda hoje uma série de anúncios para os jovens baianos.

Éden acrescentou que antes das gestões do PT na Bahia as juventudes não eram vistas e reconhecidas. “Nosso primeiro desafio foi dar visibilidade, colocar no orçamento, na agenda do estado a importância das juventudes, começando, primeiro, por esse que é ainda é o nosso maior desafio, que é garantir o direito à vida dos jovens, sobretudo as juventudes negras da nossa Bahia. Segundo, nós precisávamos promover um processo de participação porque ninguém melhor do que os próprios jovens para falar sobre sua realidade”, disse Éden, citando as questões do desemprego, da saúde, educação, mobilidade, dentre outros. “Os problemas brasileiros incidem sobre os jovens de maneira acentuada e ninguém melhor do que vocês, a própria juventude, para dizer a nós, dirigentes partidários, dos movimentos sociais, dirigentes do estado baiano e brasileiro, qual a melhor solução para esses problemas”.

O presidente aproveitou para elogiar a iniciativa dos proponentes da sessão, os deputados Rosemberg Pinto e Matheus Ferreira, em parceria com a Coordenação Geral de Políticas para a Juventude (Cojuve), em promover o debate para comemorar a data e refletir sobre a importância da maior participação dos jovens para promoção das transformações sociais. Participaram também da sessão o vice-governador Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues, os secretários Bruno Monteiro (Cultura) e Ângela Guimarães (Igualdade Racial), o coordenador geral de Políticas para a Juventude, Nivaldo Millet, o deputado Robinson Almeida e representantes de diversas associações estudantis.

Além de Éden, foram homenageados na sessão os ex-coordenadores de Juventude do Estado, Vladimir Costa Pinheiro, Jabes Soares e Fernanda Sampaio, e os ex-presidentes do Conselho Estadual de Juventude, como o atual secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, Juremar de Oliveira, Caruso Costa, Ronald Castro, Denilson Santana, Natália Gonçalves, Anderson Barbosa, Michelle Vieira e Saulo Alves.

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade: