![]() |
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou uma resolução nesta quinta-feira (22) que autoriza enfermeiros a prescrever antibióticos, ampliando formalmente a lista de medicamentos que podem ser indicados por esses profissionais. As informações são do G1 e foram publicadas pelo Portal Spy.
A medida ocorre após atualização feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que passou a incluir o registro profissional de enfermeiros. O sistema monitora movimentações de entrada e saída de medicamentos em farmácias e drogarias privadas do país. Com a mudança, a agência reconheceu o registro do enfermeiro nas receitas para fins de monitoramento, mas a permissão para prescrição dependia de regulamentação do Cofen, agora oficializada.
O documento inclui antibióticos como amoxicilina, azitromicina e eritromicina, que poderão ser prescritos por enfermeiros tanto para adultos quanto para crianças. No ano anterior, quando houve a atualização do sistema, o Conselho Federal de Medicina (CFM) se posicionou contra a autorização e chegou a entrar na Justiça contra resolução que permitia a prescrição de antibióticos por enfermeiros no Distrito Federal.


0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.