Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Espaço de diálogo é promovido na 1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em Juazeiro, BA

Foto: Ascom/PMJ

O intuito da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que teve início nesta quarta-feira (05) na Univasf, foi debater e elaborar propostas visando aprimorar o trabalho e os cuidados na área. 
Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio das Secretarias de Saúde (Sesau) e de Gestão de Pessoas (Segesp), em colaboração com o Conselho Municipal de Saúde, o evento reuniu diversas autoridades, incluindo a representante da prefeita Suzana Ramos, Neli Santana Curi, a representante da Sesau, Rivaércia Espínola, o coordenador do Núcleo Regional Norte, Pedro Alcântara, o presidente do Conselho Municipal de Juazeiro, Robson Vieira, a representante dos profissionais de saúde, Patrícia Santana, e o representante dos usuários, Francisco de Souza. Além disso, houve uma palestra intitulada "Democracia Trabalho e Saúde", proferida pela professora da Univasf, Sâmella Vieira.

"Os trabalhadores são peças fundamentais no SUS. Estamos sempre em busca de humanizar nossos serviços. Estamos sempre enfrentando desafios, mas juntos levaremos serviços cada vez melhores para nossa população, sempre valorizando nossos profissionais", disse a prefeita, Suzana Ramos.

A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, comentou sobre a importância da criação desse espaço aberto de discussão. "Teremos trabalhadores, usuários e gestores debatendo sobre educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde", disse.

Discussões e ideias
Mais de duzentos participantes, incluindo usuários, profissionais e administradores do SUS, se registraram para contribuir com as conversas. As discussões foram organizadas em três áreas principais: Área 1 - Democracia, participação social e o desafio da igualdade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Área 2 - Trabalho digno, justo, seguro, humanizado, equitativo e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do país; Área 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na promoção da saúde e no cuidado às pessoas que fazem o SUS acontecer: promovendo a saúde democrática para uma democracia saudável. Cada área temática irá propor sete ideias que podem ser implementadas em níveis municipal, estadual e nacional.

A trabalhadora do SUS, Joseane Menezes Teles comentou sobre a importância da abertura de espaço para discutir essas temáticas. "Essa primeira conferência é um ganho muito grande. Apenas a iniciativa de levantar essas conversas de pensarmos em propostas é muito importante para nós trabalhadores e usuários também", disse.

A CNGTS tem o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” e foi lançada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para ampliar as discussões a nível nacional. A etapa nacional será de 10 a 13 de dezembro.


Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade: