![]() |
| Foto: Reprodução | |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolida-se como favorito absoluto para as eleições presidenciais de 2026. De acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado em 26 de dezembro, Lula aparece à frente em todos os cenários de primeiro turno, deixando seus adversários em clara desvantagem.
Nos cenários testados, o único momento de maior equilíbrio ocorre em uma simulação de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), quando há empate técnico. Flávio foi confirmado como pré-candidato por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que oficializou o apoio em carta divulgada no dia 25.
Mesmo em cenários que incluem Jair Bolsonaro — condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e inelegível — Lula mantém a dianteira. O atual presidente registra 36,9% das intenções de voto, contra 31,3% do ex-mandatário. Ciro Gomes (PSB) aparece distante, com 6,9%, seguido pelo governador Ratinho Júnior (PSD), com 6,5%. Outros nomes como Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo), Tereza Cristina (PP) e Renan Santos (MBL) figuram com índices residuais.
Em uma simulação sem Jair Bolsonaro, Lula amplia sua vantagem: 37,6% contra 27,8% de Flávio Bolsonaro. Ratinho Júnior soma 9%, Ciro Gomes 7,9%, Romeu Zema 3,1%, Tereza Cristina 1,9% e Renan Santos 0,8%.
A pesquisa ouviu 2.038 eleitores entre os dias 18 e 22 de dezembro, em 163 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.


0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.