A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Rural (ADR), iniciou, nesta segunda-feira (1), a entrega dos boletos do Programa Garantia-Safra 2025/2026. O programa, realizado por meio da parceria entre a União, o Governo do Estado da Bahia, o município e os agricultores, assegura uma renda mínima aos produtores em caso de perdas superiores a 50% da produção.
De acordo com a ADR, os boletos já estão disponíveis para retirada em sua sede, na Rua Carmela Dutra, nº 701, Orla I (entrada do bairro Angari). O prazo final para pagamento é até 29 de dezembro. Os produtores devem comparecer presencialmente para retirar os boletos.
O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente, que é das 8h às 14h (podendo ser estendido dependendo da demanda), seguindo assim até o encerramento do prazo de pagamento. Para facilitar o trabalho, senhas de atendimento serão distribuídas. As senhas serão entregues todos os dias até o horário limite de 14h.
O diretor-presidente da ADR, Ailton Batista, destaca que, dos 4.573 agricultores inscritos, 4.338 foram homologados e estão aptos a retirar seus boletos. "O número de inscritos deste ciclo é superior ao do ano passado, o que demonstra confiança no programa. Nossa expectativa é a de que o maior número possível de produtores realize o pagamento para garantir sua adesão ao benefício", destacou.
A retirada e quitação dos boletos dentro do período estabelecido é fundamental para garantir a participação no programa e a segurança financeira dos agricultores em caso de perda em suas safras.
Impacto econômico
Cada agricultor em situação de perda receberá um benefício de R$ 1.200,00. Considerando os 4.338 produtores homologados, o ciclo 2025/2026 tem potencial para injetar R$ 5.205.600,00 na economia de Juazeiro, fortalecendo a renda das famílias agricultoras e movimentando o comércio local no ano seguinte.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.