| Foto: Reprodução |
Cidades na região Centro-Sul do Paraná amanheceram neste sábado (8) sob escombros após a passagem de um tornado com ventos que chegaram a 250 km/h na sexta-feira (7). Ao menos seis pessoas morreram e 600 receberam atendimento médico. Cinco mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais atingida, e uma foi em Guarapuava.
Em Rio Bonito do Iguaçu as vítimas são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado atingiu o índice EF3, numa escala que vai até cinco. O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, disse que a classificação do tornado foi estimada com base nas imagens de destrução e em informações de radares meteorológicos.
O tornado se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país e também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os ventos fortíssimos arrancaram árvores e postes devastaram casas. Mais de mil pessoas estão desabrigadas.
Segundo a Defesa Civil, 80% da cidade ficou destruída. Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba.
O Governo do Paraná informou que 30 bombeiros foram enviados de várias cidades para Rio Bonito do Iguaçu, e 20 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), tropa de elite da corporação, também vão se deslocar junto com cães de busca. O estado colocou todas as equipes de salvamento à disposição para os atendimentos emergenciais na cidade e nas proximidades.
Com informações: G1 Globo (https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2025/11/08/tornado-que-atingiu-parana-e-classificado-como-ef3-simepar.ghtml)

0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.