![]() |
| Foto: Reprodução | |
Na comunidade de Goiabeira II, no distrito de Junco, na manhã de terça-feira, os alunos da Escola Municipal Antônio Francisco de Oliveira trocaram a rotina da sala de aula por um encontro que misturou conhecimento e responsabilidade ambiental. O bate-papo, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), aproximou ciência e sensibilidade ao tratar da importância do maior felino das Américas. A atividade se deu pela proximidade do Dia da Onça-Pintada, celebrado em 29 de novembro.
Gustavo Souza, de apenas 13 anos, estudante do sétimo ano, saiu da palestra com uma bagagem de muito conhecimento. “Nós tivemos a oportunidade de receber uma palestra sobre a preservação do meio ambiente e alguns aspectos que precisamos mudar. Também falamos sobre a onça, que é um animal que pode ser encontrado em alguns lugares da nossa região. Aprendi sobre a importância de não jogar lixo nas ruas, porque ele demora a se decompor e prejudica os animais, e sobre os animais da nossa caatinga”, contou, orgulhoso.
O encontro foi conduzido pela equipe do setor de educação ambiental da SEMA, dentre eles, o biólogo Sérgio Vagner, que trouxe explicações sobre a conservação da fauna e flora, conectando a comunidade ao papel essencial do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, área de grande relevância para a preservação do felino.
“Viemos à comunidade de Goiabeira II para fazer uma palestra de conscientização sobre a preservação da onça-pintada, já que esta região também engloba o Boqueirão da Onça, um importante mecanismo de preservação ambiental. Além disso, falamos sobre as ações ambientais destinadas ao município de Juazeiro e sobre a conservação da caatinga de maneira geral”, ressaltou.
Os estudantes também mergulharam no tema da decomposição do lixo, entendendo como pequenas atitudes cotidianas, como jogar o lixo na lixeira, reaproveitar materiais e evitar o descarte em rios ajudam a manter vivo o bioma que os cerca.


0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.