O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, desembarcou em Juazeiro na manhã desta quarta-feira (16), para uma série de agendas que se estenderão até o próximo domingo (20), com foco em entregas, anúncios e investimentos estruturantes para o município e região. O prefeito Andrei Gonçalves, ao lado do vice-prefeito Tiano Félix, do deputados estaduais Zó e Roberto Carlos vereadores, secretários municipais e lideranças políticas, recepcionou o governador em seu primeiro dia de compromissos na cidade.
A primeira parada da comitiva foi na Orla II, onde foi inaugurada a nova sede do Comando de Policiamento Regional Norte (CPR-N). A moderna estrutura recebeu um investimento de R$ 2,07 milhões, integra o conjunto de ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e vai abrigar unidades administrativas e operacionais que coordenam o policiamento de municípios da região norte do estado.
Ainda na ocasião, foram entregues 16 novas viaturas para reforçar o policiamento especializado em 13 municípios da região, e foi assinada a ordem de serviço para a construção da sede da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga), no bairro Castelo Branco, em Juazeiro. A unidade é considerada de elite dentro da Polícia Militar da Bahia e atua em áreas de difícil acesso no semiárido baiano.
“Juazeiro vive hoje um novo tempo, com mais segurança, desenvolvimento e a presença do Estado. A parceria com o governador Jerônimo tem sido fundamental para garantir esses avanços”, destacou o prefeito Andrei.
Ao lado do secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Aloísio Mascarenhas, e demais autoridades, o governador reforçou o compromisso com a segurança da região. “Dei hoje a ordem de serviço para início imediato das obras da nova sede da CIPE/Caatinga em Juazeiro e lançamos o decreto que será publicado no Diário Oficial, instituindo o programa Bahia Sem Fogo. Com a vinda do nosso presidente Lula nesta quinta-feira vamos anunciar muito mais investimentos para Juazeiro e região. Quero agradecer e parabenizar o prefeito Andrei pelo trabalho de excelência que vem realizando nesses seis meses de governo e reafirmar que vamos continuar trabalhando por Juazeiro em várias áreas”, declarou Jerônimo, que iniciou o seu discurso puxando os parabéns pelos 147 anos de Juazeiro.
Durante o evento, o governador também lançou a 5ª edição da Operação Florestal Bahia 2025/2026, voltada ao combate a incêndios florestais em cidades do Norte, Oeste, Chapada Diamantina e Sudoeste baiano, especialmente durante o período de estiagem. A ação será realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e acompanha a assinatura do decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo, voltado à prevenção e combate a incêndios em áreas de vegetação.
Na sequência da agenda, Jerônimo participou de uma cerimônia no Centro de Cultura João Gilberto, promovida pelo Corpo de Bombeiros. Durante o evento, o governador conheceu os equipamentos utilizados pela corporação, entregou certificados a agentes e destacou o reforço no efetivo com a formação de 56 bombeiros no primeiro Curso de Instrução de Nivelamento realizado em Juazeiro, capacitação que dará suporte à Operação Florestal até fevereiro de 2026.
A população presente agradeceu pelas conquistas e elogiou a parceria entre o governo do estado e a gestão municipal. "A gente já percebe que a cidade já diminuiu os números da violência, e agora, com a entrega de mais viaturas e de estrutura para a polícia militar ficamos mais confiantes", avaliou a professora da rede municipal, Ana Barbosa. Com esta entrega, o número de unidades da Segurança Pública entregues somente em 2025 chega a 57. Juazeiro, mais uma vez, se consolida como polo regional de investimentos estratégicos para o interior baiano.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.