Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

HU-Univasf assina acordo para confecção de órteses e próteses em impressão 3D para pacientes

Foto: Reprodução

Os pacientes do Hospital Universitário da Universidade do Vale do São Francisco (HU-Univasf) serão beneficiados com o recebimento de órteses e próteses de membros superiores com impressão em três dimensões (3D). Isso será possível graças ao acordo de cooperação técnica assinado na manhã desta quarta-feira (26), envolvendo os hospitais da Rede Ebserh, HU-Univasf e HC-UFPE, a Univasf, o Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV), a empresa Biotech e a Associação Petrolinense de Atletismo (APA).

O acordo prevê a confecção de órteses e próteses elaboradas pelo Instituto Internacional Despertando Vocações, pela Univasf (Labtec 3D – Órteses e Laboratório de Manufatura Aditiva do Colegiado de Engenharia Mecânica) e pela Biotech, beneficiando pacientes do HU-Univasf, do HC-UFPE e atletas paralímpicos da APA por meio da “Rede Inova”, um projeto de articulação interinstitucional acadêmica, empresarial e comunitária para promoção de inovação tecnológica em saúde
.
As órteses são aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo. Já as próteses são dispositivos utilizados para substituir partes do corpo que estão ausentes ou danificadas. Estes dispositivos contribuem para a mobilidade física, inserção social e bem-estar dos beneficiados. Pelo projeto, os dispositivos serão validados por profissionais e pesquisadores da Univasf, do HU e do HC, além de promover o acompanhamento multiprofissional de pacientes com deficiência física, de forma específica, neste primeiro momento, com amputação de membros superiores.

Integração na Rede Ebserh em Pernambuco
A chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (Ugits) da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, Emanuela Spínola, explica que “o estreitamento dos laços dos hospitais com as suas Universidades e, em especial, entre os cursos de tecnologia e saúde, cria uma oportunidade de aplicação de pesquisas desenvolvidas em ambiente acadêmico para soluções reais da área da saúde de forma teórico-prática. A capacitação de alunos em temáticas interdisciplinares está ganhando destaque nos principais centros de pesquisas e soma ao desenvolvimento da região de aplicação”.
A gestora destaca também a importância dessa parceria como “a interiorização das ações que compreendem a capacitação, a produção de conhecimento científico, desenvolvimento da inovação tecnológica em saúde e políticas de inclusão social.”

Já chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa (UGPesq) do HC-UFPE, Bárbara Brito, destaca que as órteses serão “pensadas, moldadas e adaptadas às especificidades das pessoas atendidas nos dois hospitais (da Rede Ebserh em Pernambuco)”. De acordo com o cronograma do plano de trabalho, as peças começarão a ser entregues já no segundo semestre deste ano.
Para o professor de Engenharia Mecânica da Univasf, Henrique Takashi Idogava, o acordo “permite o desenvolvimento tecnológico na área da saúde, trazendo pilares de inovação como a Impressão 3D, projeto de tecnologias assistivas, estudo de materiais e confecção de órteses e próteses”.

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade:

Ad Code

Publicidade: