Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Dia do Farmacêutico: Juazeiro inova e implementa Centro de Cuidados Farmacêuticos para contribuir com formação de profissionais



A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue investindo na melhoria e humanização dos serviços de saúde, além dos equipamentos que compõem a rede de assistência em saúde pública do município. A gestão Suzana Ramos entregou, no segundo semestre de 2023, o Centro de Cuidados Farmacêuticos (Farmácia Central) totalmente requalificado, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com isso, o local vai se tornar a Farmácia Universitária (FU), um ambiente também de prática de ensino, extensão e pesquisa do curso de Farmácia da universidade.

A prefeita, Suzana Ramos, destaca a gestão que projeta investimentos para resultados a longo prazo. “Na requalificação, foram investidos R$ 38 mil reais com recursos da própria Prefeitura para a reforma do imóvel, que visa garantir comodidade aos pacientes e colaboradores. A parceria com a Univasf vai contribuir com os serviços e com a formação dos futuros farmacêuticos. Oferecer um atendimento humanizado e diferenciado sempre foi nosso objetivo", destacou.

Entre as benfeitorias, estão a ampliação da recepção com mais guichês para atendimento e implantação de sala de vacina. A obra também permitiu a instalação de uma sala exclusiva para cuidados farmacoterapêuticos para garantir o acompanhamento e o suporte para pacientes que utilizam insulina. A secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, afirmou que a assistência farmacêutica de Juazeiro é referência no país.
 
“A Sesau conta com 26 farmacêuticos que prestam assistência, tanto na rede básica quanto na atenção de média e alta complexidade. Realizamos cerca de 1.300 atendimentos por dia, atendendo mensalmente cerca de 26.000 usuários, dispensando aproximadamente 1.150.000 medicamentos”, disse.

A Farmácia Central foi reconhecida em 2022 por práticas exitosas na V Edição do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher”. São cerca de 150 medicamentos padronizados, além de insumos para Diabetes, que são dispensados em 04 Farmácias. Atualmente, todas as Farmácias da Família contam com a presença do farmacêutico em todo horário de funcionamento.

Para desenvolvimento das atividades farmacêuticas, os serviços possuem uma equipe de 10 Farmacêuticos e 19 Atendentes de Farmácia que dão suporte na distribuição da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Judicialização, Unidades Básicas de Saúde, Maternidade, UPA, UPED, CAPSs, CIDHA, Epidemiológica, Farmácia Itinerante e outros serviços.

As Farmácias da Família estão localizadas no Camelódromo o Centro de Cuidado Farmacêutico (Farmácia Central), e nos bairros Dom Thomaz (Farmácia da Família I), João Paulo II (Farmácia da Família III) e Argemiro (Farmácia da Família IV).

A farmacêutica da rede municipal há mais de 20 anos, Suzana Leal, já atuou em diversos serviços no município e destaca a importância do profissional na assistência. “Nós temos um papel fundamental no estudo, pesquisa e orientação de práticas e cuidado farmacêutico. Trabalhamos maneiras seguras e racionais de utilização de medicamentos a fim de que os resultados promovam uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, enfatizou.

20 de Janeiro

Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro no Brasil, quando se celebra o aniversário da Associação Brasileira de Farmacêutico (ABF), fundada em 1916. Esta data homenageia o profissional formado no curso superior de Farmácia, que é responsável pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas e, entre outros, pela promoção do uso racional de medicamentos.

Fonte: Com informações:
Licença Creative Commons

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade: