Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Novembro Azul: ações de prevenção e controle da diabetes nas UBSs são reforçadas nesta terça-feira (14)


A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) está reforçando durante todo o mês as ações voltadas para a prevenção e controle da diabetes, que integram o calendário do Novembro Azul deste ano. A mobilização está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com aferição de pressão arterial e de glicemia além de busca ativa dos pacientes com fatores de risco na comunidade (diagnóstico precoce), avaliação do pré-diabetes, avaliação nutricional, forma correta do uso de medicamentos e da insulina e imunização entre outras ações que compõe o Novembro Azul.
 
O diretor de Atenção Básica, Luan Borges, ressaltou que as ações de controle e prevenção do diabetes e da hipertensão, que são doenças crônicas, acontecem durante todo o ano nas unidades de saúde, “Ainda assim, dedicamos o Novembro Azul deste ano, que reforça o cuidado com a saúde do homem e na prevenção ao câncer de próstata, para também reforçar na prevenção dessas doenças. A atuação da Atenção Primária é dar ênfase na prevenção, rastreio/diagnóstico precoce e tratamento”, relembrou.

Usuários conscientes
Cícero Jean, de 31 anos, é usuário da UBS e acredita que atualmente os homens estão mais conscientes quanto à prevenção das doenças. "Os homens estão entendendo que ou se cuidam ou tem o risco de morte", opinou.

O agente de endemias, Ronildo da Silva Evangelista, de 51 anos, aproveitou a campanha para fazer um check-up. "Vim iniciar os cuidados e dizer para os homens que tudo fica mais difícil quando descobrimos tardiamente", ressaltou.

Palestra
O dentista Otaviano Cajuí, que já atuou na unidade de saúde, aproveitou a ação e passou uma mensagem para os usuários alertando para os cuidados com a saúde. Em um trecho da mensagem, o profissional afirma que a política pública foi lançada há alguns anos, mas a adesão do público ainda não a ideal. "Não podemos silenciar em torno de um problema de saúde pública, onde os homens figuram as estatísticas com um expectativa de vida de sete anos a menos que as mulheres pelo simples fato de negligenciaram os serviços básicos de saúde", alertou.

Dia Mundial do Diabetes
A data de 14 de Novembro foi instituída como o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy