Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Estudantes da rede municipal de Juazeiro irão participar de competição internacional de robótica

Foto: Ilustração

Os estudantes do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, em Juazeiro, irão participar, nos dias 15 e 16 de dezembro, da etapa regional da edição 2023/2024 da First Lego League (FLL), competição internacional de robótica, que será realizada em Salvador (BA). Nesta terça-feira (21), a equipe que irá representar a escola no torneio visitou a unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Museu Regional do São Francisco, com o objetivo de reforçar a sua preparação para o evento.

A First Lego League é uma competição internacional de exploração científica e desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Liderados por dois adultos, os estudantes precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, a equipe deve construir dois robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. No Brasil, a categoria Challenge, na qual os estudantes do Caic irão participar, é operacionalizada pelo Sesi.

Professora orientadora da equipe de robótica do Caic, Valéria destacou a importância da visita ao Sesi para a preparação dos estudantes. “Estamos vivendo uma grande expectativa para a competição e preparação dos estudantes. É a primeira vez que a nossa equipe vai participar e buscamos o Sesi como parceiro na preparação, porque ele é referência nas competições de robótica. Ao encontrar os estudantes do Sesi, que têm mesma idade e já possuem uma bagagem de conhecimento nesses torneios, os nossos alunos, que estão iniciando agora nesse universo, ganham um certo impulso para continuar desenvolvendo o seu projeto ou manter foco no resultado da competição”, disse.

No Sesi, os alunos do Caic conversaram sobre a FLL, conheceram a sala de robótica e projetos da instituição. “A competição FLL é onde a gente tem a interação dos meninos com a questão de programação, inovação e de tecnologia aplicada à educação. Incentivar os alunos a participarem de competições de robótica é importante não só para trazer aqui novos cientistas só para robótica, mas também para trazer o aluno que se interesse em pesquisar”, observou o professor de Física do Sesi, Francisco José de Menezes.

Aluna do 8° no Caic, Anna Laura Dias de Souza, está animada para participar da competição. “Para mim, entrar na equipe foi uma coisa muito boa. Eu estou muito ansiosa para a competição. Quero ver como será quando conseguirmos fazer todas as missões e executar tudo direitinho”, revelou Anna Laura.

A visita ainda contou com a participação do gestor do Caic, Mathias Dias, e sua equipe, dos articuladores de programas tecnológicos educacionais da Secretaria de Educação e Juventude, Jussimara Oliveira e Alexsandro Vaz, e da equipe de professores e estudantes do Sesi.

Visita ao museu
Entre os compromissos dos estudantes na competição, há a obrigatoriedade de desenvolver um projeto de inovação, um projeto de pesquisa, com início, meio e fim, no qual o produto final seja um protótipo que solucione um problema identificado na pesquisa. “Este ano, o tema é Obra de Arte, então, dentro do torneio são trabalhadas várias temáticas sobre a obra de arte e profissões que envolvam a arte. Por isso, proporcionamos aos estudantes uma visita em campo, ao Museu Regional do São Francisco, para que, a partir da observação da realidade, eles possam definir o seu problema de pesquisa e uma solução que envolva tecnologia”, explicou a professora Valéria.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy