Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Em dia de Black Friday, Procon de Juazeiro fiscaliza estabelecimentos em operação para evitar práticas abusivas


Esta sexta-feira (24) é o dia oficial da Black Friday no Brasil, uma data marcada pelas grandes promoções no varejo. No Centro comercial de Juazeiro, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), da Prefeitura de Juazeiro, realizou uma operação para fiscalizar os estabelecimentos comerciais durante o dia. Os fiscais verificaram a validade dos preços, a oferta de produtos sem estoque e a existência de práticas abusivas, como a venda casada e a publicidade enganosa.

Ao todo, foram fiscalizados 15 estabelecimentos comerciais. Em quatro deles, foram identificadas irregularidades. De acordo com o coordenador do Procon, Carlos Macedo, dos estabelecimentos fiscalizados, foi constatada a prática de propaganda enganosa conhecida como “maquiagem de preços” em um deles, o mesmo foi devidamente autuado. “Importante informar que o lojista não é obrigado a participar da campanha da Black Friday, porém, o estabelecimento que participa, deve cumprir com o que oferece, com o previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, disse Carlos.

A equipe do Procon de Juazeiro teve como foco as lojas onde foram realizadas, no mês de outubro, uma pesquisa de preços, utilizando a mesma como base para essa operação de fiscalização. “A pesquisa teve o objetivo de dar base para a fiscalização de hoje, pois estamos monitorando os preços e, com a planilha em mãos, realizamos a checagem dos preços ofertados, com o objetivo de fazer uma comparação e verificar se realmente houve o desconto tão aguardado pelo consumidor. Ainda estamos fiscalizando as placas e etiquetas, para que o consumidor tenha de fato seus direitos garantidos”, concluiu Carlos

Quem não perdeu tempo para aproveitar as ofertas foi a dona de casa, Izamar Silva dos Santos, que estava esperando a Black Friday para comprar seu armário de cozinha. 'Mais do que os descontos, foram as orientações que recebi do órgão para evitar que eu caia em possíveis golpes. Afinal, é bom demais poder aproveitar as promoções, mas é ainda melhor quando a gente sabe que está fazendo escolhas conscientes, né?', disse Izamar.

Orientação do Procon
A orientação é que o consumidor esteja atento à escolha do produto, à modalidade do pagamento, número de parcelas, se o valor que consta na exposição é o mesmo na hora de passar no caixa e se ele atende às necessidades que procura. O Procon também informa que as garantias do produto permanecem as mesmas e que o consumidor deve assegurar seus direitos diante de qualquer intercorrência.

Se o consumidor também está monitorando e chegou no dia da ação, verificou que não houve nenhum desconto, que é só uma publicidade enganosa, ele deve denunciar no Procon a publicidade enganosa.

Denúncias
Para denúncias em geral e relacionadas à Black Friday, o Procon de Juazeiro funciona, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h na Rua Minas Gerais, nº 46, 4º andar do Edifício Centro Médico Empresarial Renato Cerqueira, no bairro Santo Antônio, vizinho à Galeria Rio Fitness.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy