Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Homenagem às doceiras marca segunda noite do Festival do Doce de Leite de Juremal, interior de Juazeiro (BA)



Em clima de muita alegria, os moradores e visitantes do distrito de Juremal, interior de Juazeiro, prestigiaram neste sábado (28), a segunda noite da 6ª edição do Festival do Doce de Leite. O evento realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Associação Comunitária de Angical (ACA) e Comissão Organizadora do Festival do Doce de Leite de Juremal, com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, brindou a todos com uma variedade irresistível de doces, bem como artesanato, shows e outros atrativos.

Filha da terra, a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, marcou presença em mais uma noite da festa para homenagear as talentosas doceiras responsáveis pela preservação da tradição do doce de leite em Juremal. "Como filha desta terra, eu tenho um orgulho imenso em saber que os doces produzidos aqui vão para tantos lugares, levando o sabor e a tradição de Juremal a cada canto do mundo. Essas doceiras são verdadeiras embaixadoras da nossa cultura. Estou comprometida em apoiar e promover ainda mais a riqueza e o talento das nossas doceiras, para que possamos continuar a escrever juntos essa história de sucesso e respeito pelas nossas raízes”, disse a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos.

Programação
Neste segundo dia contou com a tradicional degustação da Rapa do tacho, onde é preparado o Doce de Leite, e servida com o tradicional pão de Cesário. Em seguida, foi a vez de homenagear as 16 doceiras, tanto em atividade quanto aposentadas.

Emocionada ao receber a homenagem, Josefa Angélica da Silva, 89 anos, a doceira mais antiga falou sobre o sentimento do momento. “Comecei a fazer doces desde jovem e fui transmitindo esse conhecimento de geração em geração, vendo o amor e a dedicação se multiplicarem ao longo do tempo,' declarou, Josefa. O mesmo sentimento foi compartilhado por Osvaldina Gonçalves Evangelista Chaves, 70 anos, demonstrando gratidão e alegria por ter sido reconhecida por suas contribuições à comunidade.  “Trabalho fazendo doce de várias espécies e vendendo aqui há mais de 40 anos e esse ano inovei criando o doce de limão que está sendo bastante procurado”, disse Osvaldina.

O Deputado Estadual, Jordávio Ramos, também acompanhou o festival e ressaltou a importância das doceiras de Juremal. "É uma honra estar aqui e testemunhar a tradição e a paixão dessas doceiras. O trabalho incansável dessas mulheres não só preserva nossas raízes culturais, mas também fortalece a economia local. As doceiras de Juremal são verdadeiras guardiãs do nosso patrimônio, e devemos reconhecê-las por isso", destacou o Deputado, convidando a todos a experimentar o delicioso doce de leite.

Quem não perdeu tempo e foi logo saborear, foi o visitante Getúlio Carlos que participou do evento pela primeira vez acompanhado da família. “É a minha primeira vez aqui, e estou encantado com a variedade de sabores e a hospitalidade deste lugar. É uma experiência incrível que com certeza irei voltar nos próximos anos'", disse Getúlio Carlos bastante entusiasmado.

Shows musicais com Banda Mirage e Julio do Acordeon também fizeram parte da programação, animando o público presente. Participaram ainda da segunda noite do festival vários secretários municipais.   

O secretário da Adeap, Vinicius Alves, parabenizou a equipe pelo evento e destacou a importância de tradições como esta para promover a cultura e a economia local. “É uma grande alegria ver o esforço e dedicação dessa equipe em celebrar nossa cultura e proporcionar oportunidades para nossos empreendedores locais. Eventos como este fortalecem nossa comunidade e atraem olhares para as riquezas de nossa região", finalizou Vinicius.

A programação continua neste domingo (29), com exposição e comercialização de doces e outros produtos, das 08h às 13h e show musical com Edinho e Juju, das18h às 22h.

O Doce de Leite de Juremal
Há mais de 100 anos, na época em que a ferrovia era o principal meio de transporte para Juazeiro, a história do famoso doce de leite de Juremar teve início. As doceiras locais, buscando uma maneira de comercializar seus produtos, começaram a fazer o doce e vendê-lo na estação de trem. Em 2015, o festival do doce de leite surgiu, marcando o início de um evento que cresceu ao longo dos anos. Além do doce de leite, o festival oferece uma variedade de outros doces, como doce de banana, batata, ambrosia, babosa, versões sem açúcar e muitos outros. Cada edição do festival apresenta um sabor distinto, e o destaque deste ano de 2023 é o doce de limão, criado pela doceira Dida, uma das mais antigas da região.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy