Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Supermercado e padaria são flagrados furtando energia em Juazeiro, BA


A Neoenergia Coelba identificou e removeu, nesta semana, ligações clandestinas em um supermercado e uma padaria em Juazeiro (BA). Além de ilegais, as fraudes representavam riscos à população, uma vez que as fiações estavam ligadas diretamente na rede elétrica e sem seguir padrões de segurança. A distribuidora estima que a energia recuperada na ação poderia abastecer cerca de 600 residências durante 15 dias.

A panificadora fica no centro da cidade, já o supermercado está localizado no bairro Piranga. De acordo com a Coelba, os estabelecimentos estavam na base de dados da distribuidora como possíveis locais com irregularidades, que foram confirmadas com a ação em campo. Para flagrar as unidades, a distribuidora utilizou um avançado sistema de monitoramento, que contou com o acompanhamento do consumo, resultando numa recuperação de 35 mil quilowatt-hora.

Dados
Neste ano, em Juazeiro, a distribuidora já identificou 60 padarias ou supermercados flagrando energia. Além da questão de segurança, as ações da Neoenergia Coelba em estabelecimentos comerciais visam garantir uma concorrência justa no setor, pois quem furta energia leva vantagem indevida em relação a outras empresas que atuam dentro da legalidade.

Orientações de segurança e denúncias
Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e dos vizinhos.

Além disso, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. Por esses motivos, o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.neoenergia.com.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy