Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Fórum de Saúde Mental com profissionais das secretarias municipais é realizado em Juazeiro, BA


Integrar as ações de saúde, assistência social e educação, esse foi o foco da 5º Fórum Intersetorial de Saúde Mental, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) e que reuniu mais de 60 profissionais no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro, na manhã desta quarta-feira (16). O encontro foi mediado pela psicóloga sanitarista, Jonalva Paraná, que debateu a saúde mental na atenção básica.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O momento foi destinado a uma discussão sobre o acolhimento aos pacientes em saúde mental dentro dos serviços e instituições públicas. De acordo com a diretora de saúde mental do município, Ana Ires Almeida, o Fórum Intersetorial “integra os profissionais dos serviços que compõem a rede de saúde, assistência e educação, além de setores como Ministério Público e Defensoria, garantindo assim o fortalecimento da rede para qualificar o cuidado ofertado aos usuários de Juazeiro”, afirmou.

Para a dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Carnaíba, Juliana Guedes, todos os profissionais que compõem a atenção básica fazem parte da saúde do paciente como um todo. “Entender como são conduzidos dentro da rede municipal as situações em saúde mental, e não olhar a saúde como algo setorializado, onde a saúde mental está distante da realidade, por exemplo de uma unidade de saúde da família da zona rural, é importantíssimo. Assim entendemos como são conduzidos os casos de saúde mental dentro da rede de saúde e passamos a enxergar a saúde como algo integral”, opinou.

Jussya Rodrigues, coordenadora do Espaço Humanizar, gerido pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc), destaca que os fóruns trazem momentos de diálogo e integração com outros profissionais. “Nesse momento dos fóruns, conhecemos outros profissionais, conhecemos melhor os serviços oferecidos, e expomos também sobre o serviço que a educação tem promovido. E para que a educação inclusiva se consolide, os profissionais da educação necessitam do apoio da saúde, para atender bem os estudantes e as suas famílias, com uma educação e saúde de qualidade”, enfatizou.

Espaço Humanizar (Seduc)
O Espaço Humanizar é integrado ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI) da Seduc, oferece assistência e orientação multiprofissional às escolas e aos estudantes com deficiências, autismo e transtornos de aprendizagem.

Fonte: Ascom/PMJ
Licença Creative Commons

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade:

Ad Code

Publicidade: