Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam para o aumento de incêndios florestais em Juazeiro


Mudanças climáticas, baixa umidade relativa do ar, temperaturas que ultrapassam os 30°C, ainda que no inverno, aliada a vegetação seca, a práticas de queimadas para limpeza de propriedades rurais, são fatores que contribuem para o maior número de queimadas no período de estiagem. Para evitar esse tipo de ocorrência, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da sua Defesa Civil, e em parceria com o 9º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), orientam a população para adoção de medidas preventivas.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Prefeitura Municipal de Juazeiro está em constante contato com o 9º BBM para juntos atuarem na prevenção e no combate de incêndios florestais. O coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, ressalta que a integração dos esforços e ações conjuntas propiciam mais segurança para os juazeirenses. “A gestão Suzana Ramos agradece a parceria do 9º BBM, estamos trabalhando juntos para resguardar a vida de nossa população”, ressalta Ramiro Cordeiro.

Orientações
De acordo com o Capitão BM Florinato Sertão, Comandante da Base Florestal Norte, medidas de prevenção minimizam os impactos sociais e ambientais causados pelos incêndios. “Um dos grandes riscos nessa época é a utilização do fogo para limpar terrenos, é uma prática não recomendada, mas caso seja autorizada pelos órgãos competentes requer os seguintes cuidados: tem que ser realizada antes das 10h ou após as 16h momento em que o sol está mais brando, o terreno tem que estar limpo, os vizinhos devem ser comunicados para estarem alertas caso o fogo não seja controlado, é interessante que ele busque estar juntamente com outras pessoas daquela localidade, com ferramentas adequadas, dependendo da extensão do local recomendo que informe o Corpo de Bombeiros para estar de sobreaviso”, orienta o Capitão.

As Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) são compostas por bombeiros militares de várias regiões da Bahia, formados em prevenção e combate a incêndio florestal com experiência e habilidade para fazer esse tipo de operação.

Estatísticas
Até junho deste ano já foram registrados 106 focos de incêndio na região norte, sendo 59 em Juazeiro, número elevado em comparação com o total do ano passado, com 117 focos em toda região norte. As ações integradas dos vários órgãos são fundamentais para combater as queimadas.

Em casos de incêndio, a população deve comunicar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Fonte: Ascom/PMJ
Licença Creative Commons

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade:

Ad Code

Publicidade: