Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Cuidado com a saúde física, mental e com o meio ambiente marca programação da Semana da Juventude


O quarto dia de atividades da Semana da Juventude 2023 teve como foco atividades que ressaltam os cuidados com a saúde física e mental dos jovens, e a preservação do ambiente em que vivem. A Semana da Juventude é realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio de várias secretarias municipais, e visa integrar ações educativas, culturais, esportivas, sociais e ambientais voltadas para a juventude, além de contribuir para ampliação do debate sobre as políticas públicas voltadas para os jovens do município.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nesta quinta-feira (17), as ações chegaram ao distrito de Massaroca, na Escola Municipal Atanilha Luz Araújo. A comunidade escolar recebeu a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). “Organizamos esse momento para conversar sobre coleta seletiva e reciclagem. Para fazer com que esses jovens, em idade escolar, tenham mais consciência sobre os materiais que podem ser coletados e reciclados, sobre os benefícios ambiental e econômico de reciclar o lixo para que o nosso meio ambiente melhore cada dia mais”, disse a educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho.

A estudante do 9° ano do Ensino Fundamental, Sthefany da Costa Silva, aprovou o bate-papo. “Eu gostei muito da palestra, porque ensinou a gente que precisamos preservar o meio ambiente para as futuras gerações”, observou a estudante.

Durante toda a semana, o município também vem realizando a “oficina: Jovens e Saúde Mental em um mundo em mudança”, conduzida pela psicóloga Kizzy Bandeira, na Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI. “As oficinas estão sendo realizadas para os alunos dos 8° e 9° anos, pois sabemos da importância de construir resiliência mental. Nosso foco principal é ajudar esses alunos a construírem habilidades para a vida e ajudá-los a lidar com os desafios cotidianos em casa e na escola”, explicou Kizzy.

Para Davi Guilherme, aluno do 9° ano, a oficina ajudou a esclarecer dúvidas e explicar alguns temas. “A oficina esclarece sobre como ajudar uma pessoa próxima, recomendar algumas coisas e acolher. Cuidar da saúde mental é muito importante para nós, então gostei bastante da palestra”, relatou Davi.

Esporte como saúde e inclusão social
Seguindo a programação da Semana da Juventude, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), realizou nesta quinta-feira jogos de futsal misto e handebol com jovens na Praça Alan Cleber de Souza, Praça CEU, no bairro Tabuleiro. Participaram jovens do bairro e de comunidades adjacentes do Tabuleiro, que já praticam esportes durante a semana com a equipe da Seculte. “Após a gestão Suzana Ramos investir cada dia mais no esporte aqui na Praça CEU, percebemos sempre novos praticantes. Além das turmas, temos pais e familiares sempre presentes, porque o esporte é saúde e a inclusão social está sendo muito bem desenvolvida com os jovens e seus pais. É um trabalho que está sendo muito bem visto pela comunidade”, disse o educador físico da Superintendência de Esportes da Seculte, Marcone Barros.

O jovem Ítalo Gonçalves, de 17 anos, costuma jogar futebol, mas nesta programação da Semana da Juventude decidiu experimentar um novo esporte, o handebol. “Vou ver se vou gostar, se for bom continuo praticando, para ser mais um esporte além do futebol. Esta programação está sendo muito boa aqui para o bairro, para os jovens, para toda a comunidade”, disse o adolescente.

A Secretaria de Saúde (Sesau), através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF- AB) também promoveu diversas atividades ligadas às práticas esportivas e corporais, e avaliação antropométrica para os jovens, na Orla II. “A prática de atividades físicas e esportivas atuam na prevenção de diversas doenças, inclusive as psicológicas e emocionais. Auxilia no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas como diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, câncer, osteoporose, hipertensão arterial e obesidade, entre outras”, pontuou a coordenadora do NASF, Ilane Costa.

Fonte: Ascom/PMJ
Licença Creative Commons

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade:

Ad Code

Publicidade: