Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Juazeiro comemora 145 anos e a conquista de avanços na saúde pública municipal


Saúde de qualidade e humanizada para a população, é o compromisso da Prefeitura de Juazeiro que, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vem realizando diversos investimentos e desenvolvendo as estratégias e ações necessárias para otimizar a assistência pública municipal. Os avanços são inúmeros e vão da Assistência Básica à Especializada.

“A saúde dos juazeirenses é sem dúvida a minha grande prioridade. Em dois anos de meio de gestão tenho a certeza de que avançamos e melhoramos muito nesse setor que é fundamental. O desafio é grande, mas seguimos trabalhando firme, com muito zelo pelo dinheiro público, aplicando os recursos com planejamento e conquistando avanços que já são perceptíveis e que estão dando ao nosso povo uma saúde de qualidade e principalmente humanizada”, afirmou a prefeita Suzana Ramos.

Atenção Básica
Ao longo de dois anos e meio, a prefeitura já entregou 12 Unidades Básicas de Saúde completamente reformadas e mais três estão em andamento recebendo benfeitorias na estrutura hidráulica, elétrica, paisagismo, mobiliário e climatização. As UBS`s também estão sendo informatizadas para otimizar o serviço que é prestado à população, ao todo, 41 UBSs já foram informatizadas.

A Sesau também promoveu a reativação de 20 consultórios odontológicos nas UBSs e até o fim deste mês, serão 32 consultórios. Para descentralizar os exames laboratoriais, foi criado o Laboratório Itinerante que realizou no mês de junho, mais de 10.400 exames na zona rural do município evitando o deslocamento dos pacientes até a sede.

“A assistência em saúde básica é atribuição do município e Juazeiro leva essa responsabilidade a sério. Desenvolvemos, para dar vazão a demanda reprimida de consultas e exames nas UBS`s, o APS Itinerante. Em apenas quatro edições, o programa já realizou quase 500 atendimentos. Outra grande conquista foi a implantação do Consultório de Rua, uma ação inovadora que contará com uma equipe multiprofissional para atender, principalmente, quem está em situação de rua e de vulnerabilidade e muito em breve vamos iniciar a reforma do canil gatil”, destacou o secretário de Saúde, Allan Jones.

Atenção Especializada
A prefeitura vem otimizando os serviços das unidades hospitalares e de pronto atendimento que prestam atendimentos especializados à população.
Para oferecer a assistência que as crianças de Juazeiro merecem, a Sala Vermelha da Unidade de Urgência Pediátrica (UPED) foi reestruturada com capacidade para 05 leitos completos de UTI com monitores e ventiladores respiratórios. Também foram adquiridos aparelhos de fototerapia para a Maternidade Municipal.

Na área ambulatorial, a prefeitura investiu quase R$ 1 milhão de reais na infraestrutura da Policlínica Municipal. Para dar celeridade à fila de espera por exames de imagem, foi realizado, no dia 1º de julho, um mutirão que realizou mais de 100 ultrassonografias de quase 10 modalidades diferentes como: obstétrica, de via urinária e abdominal total.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebeu um aporte de R$ 4 milhões para instalação de uma usina de oxigênio, aquisição de um tomógrafo e um aparelho de raio x digital. E o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) teve seis ambulâncias recuperadas e a compra de mais cinco macas para o socorro dos pacientes.

Cirurgias
A Sesau, através de um convênio com o Hospital São Lucas, realizou, somente no primeiro quadrimestre de 2023, 221 procedimentos cirúrgicos eletivos como: cirurgias gerais, pediátricas, ginecológicas e aplicação de espuma para tratar varizes. De forma pioneira a gestão Suzana Ramos realizou a primeira cirurgia renal, considerada de alta complexidade, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de uma criança.

Saúde Mental
A Sesau também tem cuidado da assistência em saúde mental. Os pacientes e colaboradores do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) ganharam uma sede totalmente requalificada. E o município agora conta com uma Residência Terapêutica, que promove a reinserção social de pacientes psiquiátricos.

Transporte
A frota da Sesau vem sendo reestruturada. Todos os veículos foram revisados e a secretaria aguarda a chegada de mais 18 carros que foram, recentemente, adquiridos através de um processo de licitação. Além do mais, as equipes de motoristas e de profissionais que acompanham os pacientes durante as viagens do Tratamento Fora de Domicílio foram ampliadas.

Saúde em Movimento
O Saúde em Movimento, projeto que tem a proposta de disponibilizar serviços oferecidos pela Sesau à população de bairros mais distantes e comunidades da zona rural, já realizou mais de 700 atendimentos apenas nas duas primeiras edições deste ano. E no próximo dia 15 de julho, aniversário de Juazeiro, será realizada uma edição especial do programa na orla II com novidades para a população.

Fonte: Ascom/PMJ
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte com link para este original pode sofrer punições legais.
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias. 
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias. Região. Blog de Notícias.

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade: