Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Educação ambiental é tema de atividade pedagógica em escola da rede municipal de Juazeiro (BA)

A ocasião foi realizada com apoio da gestão municipal e Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do Programa Despertar.

Foto: Ascom/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro incentiva iniciativas que promovem mudanças positivas. Buscando conscientizar as novas gerações para a construção de um futuro mais sustentável, estudantes da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, localizada no interior do município, região do Junco, participaram nesta segunda-feira (29) de uma atividade sobre Educação Ambiental. A ocasião foi realizada com apoio da gestão municipal e Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do Programa Despertar.

Alunos do 6° ao 9° ano, desenvolveram uma tinta ecológica após reunirem uma variedade de terras, reforçando a valorização de atividades que promovem sustentabilidade como ferramenta viável de conscientização e responsabilidade socioambiental. A iniciativa foi orientada pelo professor Amilton dos Santos, que falou sobre a ação.
 
“A tinta ecológica foi feita a partir de argila e barro coletados nas mediações da escola, sendo processados para obter a consistência desejada para a pintura. Dependendo da composição do solo e dos minerais presentes, a cor da tinta ecológica pode variar, chegando em tons de vermelho, laranja, marrom e terrosos. Um dos aspectos mais interessantes da tinta ecológica é a durabilidade. Ao longo da história, muitas pinturas em tinta de barro resistiram ao teste do tempo e foram preservadas em cavernas, paredes de templos e outros locais. Isso demonstra a capacidade dessa técnica de pintura, capaz de garantir resistência”, explicou Amilton, acrescentando que “A experiência de trabalhar com tinta ecológica é única e fascinante, pois corresponde a uma técnica de pintura muito antiga, uma das primeiras formas de produzir arte e expressão visual. Quando levamos essa prática para a sala de aula, oportunizamos que os alunos conheçam outras técnicas de pintura menos convencionais, apresentando uma tinta mais espessa e granulada, com textura de estética agradável quando aplicada sobre uma superfície, alcançando um aspecto rústico”, concluiu o professor.

O estudante Pablo, do 9° ano, avaliou o trabalho desenvolvido pela escola. “Eu gostei bastante da experiência de criar tintas naturais feitas a partir da terra. Faria tudo novamente se precisasse. Só tenho a agradecer à escola, e ao Programa Despertar, por me proporcionar esta experiência”, concluiu Pablo.

O Programa
O Programa Despertar é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA), da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, que foi abraçado pela Prefeitura de Juazeiro. A iniciativa fomenta nas escolas municipais a valorização do meio ambiente, de forma contextualizada com as unidades de ensino que desenvolvem projetos interdisciplinares na rede municipal de Juazeiro.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui! 
O post 'Educação ambiental é tema de atividade pedagógica em escola da rede municipal de Juazeiro (BA)' apareceu primeiro no Portal Spy.
Fonte: Ascom/PMJ
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte com link para este original pode sofrer punições legais.
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.

Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy