Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Jumentos podem entrar em extinção no Brasil; Congresso Nacional faz alerta para risco

O Congresso fica iluminado na cor laranja nesta segunda-feira (20 de junho) em apoio às ações de combate ao abate de jumentos.

Foto: Reprodução/Segredos do Mundo
🔊 OUÇA O CONTEÚDO DESTE POST | ÁUDIO NO FINAL DO TEXTO.
::: Siga o Portal Spy no Google Notícias :::
O Congresso Nacional fica iluminado na cor laranja nesta segunda-feira (20) em apoio às ações de combate ao abate de jumentos. Os animais correm risco de extinção para atender à demanda internacional por um produto chamado ejiao, produzido a partir do colágeno da pele de jumentos. Esse tipo de comércio implica captura, transporte irregular, confinamento e abate para exportação da pele.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em muitos casos, foram registrados animais privados de água, alimento e cuidados veterinários. Jumentos doentes, filhotes e fêmeas prenhes são abatidos de forma recorrente, atingindo uma média de 5 mil animais por mês na Bahia, de acordo com dados de 2021 do Ministério da Agricultura, Pecuária de Desenvolvimento. O processo de comercialização é feito sem exames ou comprovação de status sanitário para as doenças de notificação obrigatória que podem acometer humanos.
A população de jumentos no Brasil está em claro declínio. De acordo com o IBGE, entre 2011 e 2017 foi evidenciada uma queda populacional de 38% entre esses animais. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, de 2008 a 2018 a redução foi de 28%.

::: Clique aqui e participe do Grupo de WhatsApp de notícias de Juazeiro, Bahia e Petrolina, Pernambuco :::
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento informou que, apenas em um abatedouro, 44 mil jumentos foram abatidos de agosto de 2017 a setembro de 2018, sendo que este dado não abrange mortes ocorridas durante o transporte nem aquelas causadas por doenças. Em 2018, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia previu que os jumentos seriam extintos em até 4 anos, ou seja, neste ano de 2022.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui! O post 'Jumentos podem entrar em extinção no Brasil apareceu primeiro no Portal Spy.
Fonte: Camara Legislativa 
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte, com link para matéria original, estará sujeita a punições legais.
Comente esta matéria em nosso facebook.

Confira outras notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:

Postar um comentário

0 Comentários