Rebecca teve a inspiração para criar o produto após ter câncer no colo do útero; médicos suspeitam que doença tenha sido provocada pelo frequente uso de pílulas anticoncepcionais.
A designer alemã Rebecca Weis em parceria com pesquisadores americanos criou “Coso”, anticoncepcional masculino projetado para dar “banho” de ultrassom nos testículos masculinos.
Ele funciona como uma pequena banheira onde o homem a cada dois meses coloca os testículos para impedir a movimentação dos gametas masculinos responsáveis pela reprodução.
Com testes realizados em ratos, necessita de mais pesquisas para que a tecnologia seja lançada para humanos.
O estudo foi publicado na revista científica Reproductive Biology and Endocrinology e ganhou o prêmio nacional de design do James Dyson Awards.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Como funciona
O esquema do anticoncepcional masculino criado por ela é simples: o COSO, como é chamado, usa ultrassom para paralisar temporariamente o movimento dos espermatozoides.
A invenção consiste em um artefato que se assemelha a uma pequena banheira.
O ultrassom é um método é indolor, exige poucos minutos e a sensação é de um banho morno nos testículos.
O contraceptivo interrompe a contracepção, já que os espermatozoides não chegam a fertilizar os óvulos na relação sexual.
O método dura alguns meses e até o momento não foram identificados efeitos colaterais, segundo reportagem publicada pelo site UPI.
A inspiração
Rebecca teve a inspiração para criar o produto após um problema de saúde.
Ela teve câncer no colo do útero e os médicos suspeitam que tenha sido provocado pelo frequente uso de pílulas anticoncepcionais.
“Quando meu companheiro e eu procuramos métodos alternativos [de contracepção], percebemos a falta de métodos para os homens. Esse problema não é só meu, afeta muitas outras mulheres e torna evidente que se discuta publicamente alternativas”, disse Rebecca no projeto apresentado ao Dyson Awards.
Com o prêmio de US$ 45 mil Weiss pretende buscar incentivo para realizar mais testes e futuramente comercializar o contraceptivo masculino, uma alternativa para as mulheres que não podem ou não querem tomar pílula anticoncepcional. (Com informações: Só Notícias Boas, Folha PE, Cultura UOL, Capricho / Via: Portal Spy)
O post 'Designer alemã cria anticoncepcional masculino e ganha prêmio' apareceu primeiro no Portal Spy.
Confira mais notícias em áudio pelo Spy Cast
O canal de podcasts do Portal Spy:
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.