Nesse domingo, dia 31 outubro, foi comemorado 504 anos do início da Reforma Protestante.
Reforma (alternativamente chamada de Reforma Protestante ou Reforma Europeia) foi um movimento importante dentro do cristianismo ocidental na Europa do século XVI que representou um desafio religioso e político para a Igreja Católica e em particular para a autoridade papal, decorrente do que eram percebidos como erros, abusos e discrepâncias cometidos pela Igreja. A Reforma foi o início do protestantismo, além de ser considerada um dos eventos históricos que marcam o fim da Idade Média e o início do período moderno na Europa.
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Este ano, é comemorado 504 anos de Reforma Protestante, geralmente datado em 31 de outubro de 1517 em Wittenberg, Saxônia, quando Lutero enviou suas Noventa e Cinco Teses sobre o Poder e a Eficácia das Indulgências ao Arcebispo de Mainz. As teses debatiam e criticavam a Igreja e o papado, mas concentravam-se na venda de indulgências e políticas doutrinárias sobre o purgatório, o julgamento particular e a autoridade do papa. Mais tarde, no período entre 1517 e 1521, ele escreveria obras sobre a devoção à Virgem Maria, a intercessão e devoção aos santos, os sacramentos, o celibato clerical obrigatório e, mais tarde, sobre a autoridade papal, a lei eclesiástica, a censura e a excomunhão, o papel dos governantes seculares em questões religiosas, a relação entre o cristianismo e a lei, as boas obras e o monaquismo.
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Reforma Protestante - Mensagem por Hernandes Dias Lopes:
A Reforma é um divisor de águas na igreja Cristã
Autor do livro “Reforma Protestante e pentecostalismo”, Ediudson diz que o principal significado da Reforma é a restauração das doutrinas dos apóstolos de Jesus Cristo que ensinavam na igreja primitiva.
“No Cristianismo a Reforma Protestante quebrou o monopólio religioso da Igreja Católica Romana na Europa e abriu caminho para o surgimento de diversas vertentes do Cristianismo. Igrejas como Luterana, Anglicana, Presbiteriana e outras são fruto do desdobramento da Reforma”, explica o autor. (Guia-me)
Cinco solas
Cinco solas são frases latinas que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana. A palavra latina "sola" significa "somente" em português. Os cinco solas sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã. A igreja Católica, crê em todos os cinco pontos, excluindo as palavras "sola".
A Reforma quebrou o monopólio mantido até então pelo catolicismo e estabeleceu os princípios teológicos do protestantismo resumidos em cinco “solas”. Hoje, lamentavelmente em muitas igrejas, estes princípios foram notadamente abandonados.
Por isso, torna-se urgente e necessário reafirmar nosso compromisso com as verdades centrais da reforma, tais como, as cinco “solas” que estão abaixo resumidas:
Sola Scriptura | Somente a Escritura é regra inerrante da vida da Igreja (Jo 5.39; 2Tm 3.16).
Apesar desta afirmação, a Palavra é muitas vezes negligenciada. Muitos cultos são tomados por emocionalismo e o conteúdo doutrinário da mensagem sequer é supervisionado. E, deste modo, pela ausência do ensino das Escrituras, heresias invadiram as igrejas. Igualmente, o caráter cristão e a integridade moral foram substituídos pela cultura pós-moderna. Portanto, é preciso restaurar a autoridade, o espaço e a primazia das Escrituras em nossos cultos.
Apesar desta afirmação, a Palavra é muitas vezes negligenciada. Muitos cultos são tomados por emocionalismo e o conteúdo doutrinário da mensagem sequer é supervisionado. E, deste modo, pela ausência do ensino das Escrituras, heresias invadiram as igrejas. Igualmente, o caráter cristão e a integridade moral foram substituídos pela cultura pós-moderna. Portanto, é preciso restaurar a autoridade, o espaço e a primazia das Escrituras em nossos cultos.
Solo Christus | Somente Cristo pode salvar.
A nossa salvação é realizada unicamente pela obra do Cristo da cruz. No entanto, em nossos dias, diversas heresias pretendem substituir o sacrifício de Cristo. A quebra de maldição e maldição hereditária, por exemplo, são alguns destes enganos. Em oposição aos falsos ensinos, a Bíblia diz que não há maldição para aquele que está em Cristo porque Ele recebeu a condenação de nossa maldição, tornando-nos justos para Deus (Gl 3.13; Rm 8.1).
A nossa salvação é realizada unicamente pela obra do Cristo da cruz. No entanto, em nossos dias, diversas heresias pretendem substituir o sacrifício de Cristo. A quebra de maldição e maldição hereditária, por exemplo, são alguns destes enganos. Em oposição aos falsos ensinos, a Bíblia diz que não há maldição para aquele que está em Cristo porque Ele recebeu a condenação de nossa maldição, tornando-nos justos para Deus (Gl 3.13; Rm 8.1).
Sola Gratia | A salvação é concedia pela graça e não depende de obra humana (Ef 2.8,9).
É um favor imerecido. Porém, nossos arraiais estão tomados pelo evangelho da auto-confiança, da auto-estima, até o evangelho da saúde e da prosperidade. O evangelho foi transformado em produto vendável e os pecadores tornaram-se consumidores. Assim, é urgente reafirmar que os métodos, esforços e técnicas humanas por si só não podem produzir regeneração.
É um favor imerecido. Porém, nossos arraiais estão tomados pelo evangelho da auto-confiança, da auto-estima, até o evangelho da saúde e da prosperidade. O evangelho foi transformado em produto vendável e os pecadores tornaram-se consumidores. Assim, é urgente reafirmar que os métodos, esforços e técnicas humanas por si só não podem produzir regeneração.
Sola Fide | Somos justificados por intermédio da fé (Rm 5.1).
Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus (Fp 3.9). Contradizendo estas verdades bíblicas, em nosso tempo, surgiram diversos modismos disfarçados de Evangelho. Atos considerados proféticos e artigos ungidos para materializar a fé invalidam a cruz de Cristo e reduzem a fé cristã em mentalização e pensamento positivo. Portanto, reafirmamos que a justificação se baseia exclusivamente na fé da obra de Cristo.
Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus (Fp 3.9). Contradizendo estas verdades bíblicas, em nosso tempo, surgiram diversos modismos disfarçados de Evangelho. Atos considerados proféticos e artigos ungidos para materializar a fé invalidam a cruz de Cristo e reduzem a fé cristã em mentalização e pensamento positivo. Portanto, reafirmamos que a justificação se baseia exclusivamente na fé da obra de Cristo.
Soli Deo Gloria | A glória pertence unicamente a Deus.
O Senhor não divide sua glória com ninguém (Is 42.8). Adoração a Deus, seu louvor e sua glória deve ser o centro do culto. No entanto, a perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é comum. Diversos líderes, pregadores e cantores correm atrás de fama. Desejam ser aplaudidos e reconhecidos, e para tanto ocupam os púlpitos das igrejas e tomam para si a glória que pertence a Deus. Assim, restaurar a glória de Deus tornou-se imprescindível.
O Senhor não divide sua glória com ninguém (Is 42.8). Adoração a Deus, seu louvor e sua glória deve ser o centro do culto. No entanto, a perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é comum. Diversos líderes, pregadores e cantores correm atrás de fama. Desejam ser aplaudidos e reconhecidos, e para tanto ocupam os púlpitos das igrejas e tomam para si a glória que pertence a Deus. Assim, restaurar a glória de Deus tornou-se imprescindível.
Diante destas constatações, a conclusão obviamente indica que, a igreja desmorona quando se perde a autoridade da Bíblia. Quando as Escrituras são negligenciadas, então Cristo é deixado de lado, a Graça é substituída por esforço humano, a Fé é pervertida e desvirtuada e a glória que pertencia a Deus é transferida para o homem. Como não poderia ser diferente, encerro esta postagem conclamando o povo de Deus para o urgente retorno aos princípios da Reforma: Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça, Somente a Fé e Somente a Deus seja a glória! (Pr. Douglas Roberto de Almeida Baptista)
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'5 Solas' por Pr. Luciano Subirá:
A Reforma Protestante e os benefícios para a sociedade
Os bons frutos colhidos pela Reforma Protestante foram além do ambiente de fé. A democracia e o ensino público são alguns resultados desse movimento. Precisamos ressaltar sua importância não apenas em nossa fé, mas na contribuição para o mundo. A Reforma influenciou na política, nas ciências, nas artes, na educação, na economia, na cultura, nos direitos humanos, no direito à vida, na escola pública. A imprensa deveria dar atenção a algo tão fundamental que mudou a história do mundo. Veja alguns pontos de influência:
Democracia:
O modelo democrático criado na Antiga Grécia e esquecido por séculos foi retomado pelos reformadores. Hoje, no mundo ocidental, temos nações democráticas graças à Reforma Protestante.
Estado Laico:
Foi a partir da Reforma que houve separação entre Estado e Igreja.
Fundação dos Estados Unidos e do Canadá:
Quando houve separação do Estado e da Igreja, os protestantes puritanos foram terrivelmente perseguidos. Eles migraram para os Estados Unidos e para o Canadá, fundaram essas nações que têm bases no protestantismo e que são modelos de democracia no mundo.
Reforma e o trabalho:
Na Idade Média, por interpretação equivocada da Palavra de Deus, o trabalho era considerado um castigo de Deus. Só as classes menores eram impostas a isso. As classes mais altas trabalhavam se quisessem. Quem acabou com isso foi Lutero, mostrando a importância e a valorização do trabalho como dom de Deus para as pessoas.
A dignidade do trabalho e a importância da produção
Até a Reforma, a economia era baseada na agricultura de subsistência. A partir da Reforma, com a dignidade do trabalho, valorização da produção e o excedente de riqueza, surgiram o sistema bancário, a circulação de moedas, etc.
A liberdade religiosa e o Estado Secular
A Reforma tirou o mundo de 300 anos de obscurantismo total onde as pessoas eram obrigadas a seguir uma religião e até morriam. Foi a Reforma que trouxe a liberdade religiosa.
A Reforma Protestante e a expansão do conhecimento
Foi a Reforma que conseguiu tirar do povo a ideia de que anjos ou demônios explicam todos os fenômenos naturais. A partir da Reforma se produziu conhecimento e ciência como nunca no mundo.
A Reforma Protestante e o ensino público
Foi a Reforma que trouxe o ensino público e gratuito. Isso teve importância gigante para que a Europa tivesse um avanço técnico, científico e cultural. (Avec)
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