segunda-feira, 26 de abril de 2021

Juazeiro (BA): agricultores da Horta Povo Unido e do CETEGIB participaram de capacitação promovida pela Assoc. Povos da Mata e Cesol-SSF

A capacitação 'Aplicação da Metodologia' da Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa apresentou a metodologia aplicada pela Associação Povos da Mata, os cuidados nas áreas para a aquisição do selo e a documentação necessária para o processo. 

Discutir o passo a passo para aquisição da Certificação Orgânica Participativa foi o principal foco da capacitação realizada na tarde última sexta-feira (23), pela Associação Povos da Mata com representantes da Horta Comunitária Povo Unido e do Centro de Terapias Naturais Gianni Bande (CETEGIB), de Juazeiro-BA.
Link de Grupo de whatsapp de notícias de Juazeiro Bahia, Petrolina Pernambuco
A formação realizada em parceria com o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), aconteceu no espaço de reuniões da horta urbana que fica no bairro João Paulo II, obedecendo os protocolos de segurança contra a propagação do novo coronavírus.  

A capacitação Aplicação da Metodologia da Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa apresentou a metodologia aplicada pela Associação Povos da Mata, os cuidados nas áreas para a aquisição do selo e a documentação necessária para o processo. A ação consiste em uma alternativa de autocertificação realizada pelos próprios empreendimentos nos espaços de produção.  

"Nesse primeiro momento viemos apresentar a metodologia para os agricultores, o histórico da associação povos da mata, como funciona o processo de certificação. O próximo passo vamos preencher a documentação, fazer plano de manejo e fazer visitas nas propriedades, com as famílias, para avaliação", explicou o facilitador da capacitação e tecnólogo em agroecologia, Enisson Rocha.

Katiuscia Maria da Silva, associada do Cetegib, participou da capacitação e destacou a importância da formação para as atividades do Centro de Terapias. "A importância da capacitação vem no sentido da valorização dos produtos do Cetegib, do incentivo à produção orgânica que tem um conjunto de normas e cuidados que precisam ser seguidos e que atestam a qualidade da produção", pontuou Katiuscia.

O agricultor João Sales também esteve presente à formação e destacou. "A capacitação é importante por possibilitar um custo menor para a certificação de novos processos, além de garanti maior confiança para o cliente", disse João Sales.

Ao final da atividade formativa, a equipe técnica do Cesol-SSF, da Associação Povos da Mata e representantes do Cetegib visitaram o espaço do Centro de Terapias Naturais para a fins de avaliação da certificação orgânica.

A Associação Povos da Mata de Certificação Orgânica Participativa consiste em uma articulação entre produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. O grupo realiza a certificação participativa de produtos orgânicos por meio do aval do Ministério da Agricultura (MAPA), e é um dos Organismos Participativos da Avaliação de Conformidades (OPACs), autenticada para emitir o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).
Comente esta matéria em nosso facebook.
Fonte: Ascom Cesol Sertão do São Francisco
via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Link de Grupo de whatsapp de notícias de Juazeiro Bahia, Petrolina Pernambuco
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana

Postar um comentário

Notícias por Categoria

...
Veja mais notícias organizadas por categoria

Whatsapp Button works on Mobile Device only