Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Marinha participa de ação para retomada das atividades da Eclusa de Sobradinho (BA)

De importância fundamental ao segmento, as eclusas possibilitam a manutenção da passagem de embarcações nas hidrovias com desníveis, usando comportas que separam os diferentes níveis do curso d’água.


Marinha participa de ação para retomada das atividades da Eclusa de Sobradinho (BA) - Portal Spy Notícias Juazeiro Petrolina
A Marinha do Brasil apoiou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na ação de eclusagem, com passagem de embarcações, que marcou a retomada das atividades da Eclusa de Sobradinho (BA), no Rio São Francisco, inoperante desde 2019. A operação ocorreu nesta quinta-feira (25) e foram empregadas duas embarcações da Capitania Fluvial de Juazeiro e uma embarcação voltada ao turismo náutico na região.
Veja notícias recentes de Juazeiro, Petrolina e Região: (clique aqui)
A obra da eclusa permitiu que embarcações superem os 32,5 metros de desnível criado pela barragem da Represa de Sobradinho. Com isso, restabeleceu a navegação do Rio São Francisco, no trecho de 1.371 km entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA). A Eclusa de Sobradinho possui uma câmara de 120 m de comprimento e 17m de largura, com volume de eclusagem de 72 mil metros cúbicos.
Como Autoridade Marítima Brasileira, a Marinha empenha-se em ações que fomentem o desenvolvimento do setor hidroviário. De importância fundamental ao segmento, as eclusas possibilitam a manutenção da passagem de embarcações nas hidrovias com desníveis, usando comportas que separam os diferentes níveis do curso d’água.

A operacionalização das eclusas tem sido uma ação constante da Marinha para possibilitar que hidrovias assumam maior papel na matriz de transportes do país, tendo em vista a ainda baixa utilização do modal hidroviário brasileiro.

O transporte hidroviário possui grande capacidade de movimentação de carga, baixo custo da tonelada transportada e reduzidas emissões de poluentes, o que o torna um modal adequado à movimentação de grandes volumes de mercadorias de baixo valor agregado (commodities) por grandes distâncias.

A aposta no desenvolvimento do setor considera que as hidrovias são um fator de integração nacional, pelo viés econômico, social e político, que fomentam o bem-estar das populações da área em que estão presentes. De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes, o Brasil tem 63 mil quilômetros de rios com potencial para navegação.
Comente esta matéria em nosso facebook.
Fonte: CCOMSOD/Ministério da Defesa
via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Blog notícias de Petrolina-PE
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana

إرسال تعليق

0 تعليقات