Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

Conheça tendências e tecnologias para o futuro da construção civil

Conheça algumas tendências na construção civil que estarão em alta em 2021 e nos próximos anos.

Conheça tendências e tecnologias para o futuro da construção civil - Portal Spy Notícias de Juazeiro Petrolina e Região
A construção civil é um dos principais setores na economia brasileira e em 2021 deve apresentar grandes resultados. De acordo com as projeções divulgadas no final de 2020 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deverá ter um aumento de 4% em seu Produto Interno Bruto (PIB), após um recuo de 2,8% em 2020 – principalmente pela pandemia do Covid-19.
Caso ocorra a confirmação da projeção, essa será a maior alta desde 2013, quando o mesmo teve aumento de 4,5%. Tal dado mostra que o setor será um dos mais fortes para esse ano, tanto que terá crescimento maior que o da economia, já que o PIB brasileiro do ano crescerá 3,2%, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Com um alto crescimento, precisamos entender quais são as principais tendências e inovações para o setor da construção civil. O mercado tem apresentado mudanças e sairá na frente quem apresentar e utilizar as principais tendências.

O mercado vem passando por diversas mudanças. As inovações que aparecem ano após ano trazem diversos benefícios, tanto para quem vai construir, como para o meio ambiente. 
Veja notícias recentes de Juazeiro, Petrolina e Região: (clique aqui)
As tecnologias, tendências e transformações devem impulsionar mudanças de processos, atividades e modelos de negócios no mercado de construção, neste artigo listamos tendências na construção civil que estarão em alta neste ano e nos próximos.

Com constantes inovações e avanços no mercado, novas tendências surgem com o passar do tempo. O setor econômico tem apostado muito no setor, pois o mesmo apresenta maior potencial e tem apresentado uma das melhores taxas de crescimento. 

Confira as principais tendências para o setor em 2021:

Construção modular

Módulos construção civil - Conheça tendências e tecnologias para o futuro da construção civil - Portal Spy Notícias de Juazeiro Petrolina e Região
Foto: Ilustração/Supremo pré-moldados
Os pré-moldados são mais uma tendência no setor. A construção modular não é atual como imaginamos, mas se tornou uma tendência devido a sua facilidade para a realização de atividades de maneira simultânea, melhora do cronograma de obras e traz redução de custos e de prazo, além de garantir maior sustentabilidade.

Realidade virtual

Realidade virtual construção civil - Conheça tendências e tecnologias para o futuro da construção civil - Portal Spy Notícias de Juazeiro Petrolina e Região
Foto: Ilustração/Agência Open
A realidade virtual tem ganhado cada vez mais espaço nas construções, uma vez que elas podem auxiliar ainda mais o profissional na compreensão do design tudo por meio de uma projeção 3D. Sendo assim, é possível identificar erros ou reparos a serem feitos, bem como estimar manutenções e realizar treinamentos em situações de risco.

BIM

Foto: Ilustração/Bud Construtora
O BIM (Building Information Modeling) é uma nova tecnologia que será tendência na construção civil. Essa tecnologia é um software de modelagem em 3D que garante aos profissionais reunirem todos os componentes de todos os fornecedores em um só local.

O BIM ainda facilita todo o profissional na tomada de decisões, reduzindo o custo de maneira muito significativa.

Cidades Inteligentes

Cidades inteligentes - Conheça tendências e tecnologias para o futuro da construção civil - Portal Spy Notícias de Juazeiro Petrolina e Região
Foto: Ilustração/Shutterstock
O conceito de cidades inteligentes também é outra tendência no setor da construção civil. Elas são projetos que abrangem construções sustentáveis e soluções para a otimização de recursos naturais e de energia.

Todas as soluções apresentadas no conceito impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas, como melhorias no transporte e maior conectividade.

Sustentabilidade

Foto: Hotel Parkroyal on Pickering/Divulgação
A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no setor da construção civil. O setor é o que mais gera resíduos sólidos, com cerca de 50% de toda a produção mundial. Com o alto número de resíduos, fica claro que o prejuízo é grande ao meio ambiente.

A busca por alternativas sustentáveis é uma forma de garantir a redução de custos e diminuir o impacto no meio ambiente.

Mudanças na força de trabalho

Mudança força de trabalho - Conheça tendências e tecnologias para o futuro da construção civil - Portal Spy Notícias de Juazeiro Petrolina e Região
Foto: Ilustração/Coptrz
Diversos movimentos devem impactar na transformação dos profissionais de diferentes áreas no setor de construção.

– O avanço tecnológico, por exemplo, vai impulsionar cada vez mais mudanças importantes de processos e funções, obrigando os profissionais a se adaptarem constantemente às movimentações do mercado.
– Além disso, os gestores da construção civil também precisarão rever habilidades e ações para conseguir não só atrair profissionais capacitados para as demandas do futuro como também ajudar a força de trabalho atual a acompanhar as transformações.
– E ainda, as novas gerações de profissionais trarão mudanças significativas, com novos perfis de trabalho, que demandam uma gestão mais alinhada às suas preferências e motivações. 

Nesse cenário, os executivos e colaboradores de empresas de construção precisarão ser flexíveis, ter a habilidade de se adaptar e aprender constantemente.
Comente esta matéria em nosso facebook.
Fontes e informações: Mundo Isopor, Celere
via: Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Blog notícias de Petrolina-PE
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana

إرسال تعليق

0 تعليقات