some text

15.6.20

Vereador critica falta de transparência da Prefeitura de Petrolina e pede informações sobre contrato do transporte escolar no município

Cumprindo sua missão de defender os interesses da população de Petrolina, no último dia 08, o vereador Paulo Valgueiro solicitou da Prefeitura informações referentes à prestação de serviços de transporte escolar rural e urbano do município. Antes de encaminhar o ofício para a Comissão Permanente de Licitação e para a Secretaria de Planejamento e Gestão Administrativa do Município, o vereador se debruçou para encontrar as informações no Portal da Transparência, mas não encontrou cópia dos processos licitatórios e de pagamento desse serviço.

“Com a suspensão das aulas desde março, devido à crise sanitária com o surgimento do Novo Coronavírus, os veículos sublocados e terceirados da empresa contratada para a prestação deste serviço estão parados em Petrolina, daí a necessidade de fiscalizarmos como os contratos estão sendo tratados pela gestão”, pontua Valgueiro.

No ofício encaminhado à Prefeitura de Petrolina,  Paulo Valgueiro solicita que sejam disponibilizadas as cópias integrais dos processos licitatórios e de pagamento referentes ao Contrato n.º 226/2017, proveniente do Pregão Presencial n.º 099/2017, referente à prestação de serviços de transporte escolar em Petrolina, o que faz com fulcro na Lei 8.666/93 (Lei das Licitações), que dita ser permitido a qualquer interessado a obtenção de informações e cópia dos contratos e respectivos processos licitatórios.

Valgueiro explica que “o Portal da Transparência da Prefeitura não disponibiliza praticamente nenhum documento e em consulta ao link “TOME CONTA” no Tribunal de Contas de Pernambuco o cidadão não consegue acesso a documentos, apenas a informações básicas. Portanto, cabe a nós vereadores, fiscais do povo, solicitar esses dados ao gestor municipal, até porque a Constituição garante a todos o direito de receber dos órgãos públicos as informações de seu interesse particular, coletivo ou geral, ressalvadas as que o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, e é dever do gestor informar, sob pena de responsabilidade”.

O vereador também destaca que a gestão municipal, mais uma vez, viola a Constituição Federal, a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informações Públicas) e a Lei Municipal nº 3.115/2018 (Livre acesso dos vereadores aos órgãos e repartições públicas de Petrolina), quando omite essas informações do Portal da Transparência, que deve ser um canal de ampliação da publicidade e transparência da gestão pública.
Mônia Ramos/ Jornalista
Assessoria de Imprensa da Bancada de Oposição Petrolina
Contato: (74) 988263666

 Comente esta matéria em nosso facebook.
Veja mais notícias policiais de Juazeiro, Petrolina e Região: (clique aqui)
Veja mais notícias políticas em Juazeiro, Petrolina e Região: (clique aqui)

Fonte: Redação Portal Spy Licença Creative Commons
Cópia não autorizada estará sujeita a punições legais.
Ver notícias de Juazeiro-BA, Ver notícias de Petrolina-PESite de Notícias de Juazeiro-BA e Petrolina-PEBlog de notícias de Juazeiro -
Blog notícias de Petrolina-PE
, Blog Geraldo José - RedeGN, Blog Carlos Britto, Rádio Juazeiro AM 1190, Rádio Cidade AM 870, Blog do Coronel, Blog Vale em Foco, Blog Edenevaldo Alves, Blog Preto no Branco, Blog do Farnésio, Blog Waldiney Passos, Blog Petrolina em Destaque, Blog do Vinícius Santana, Blog Petrolina News, Blog do Ricardo Banana


Postar um comentário

Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.


Veja nosso conteúdo por categoria

...
Clique e acesse

Whatsapp Button works on Mobile Device only