O Hospital Dom Malan (HDM)/Ismep, pertencente a rede estadual de saúde, realizou na última quinta-feira (21) a solenidade de conclusão da residência médica de 15 profissionais nas áreas de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Ultrassonografia. A cerimônia reuniu familiares, amigos, preceptores e representantes da gestão hospitalar, marcando o encerramento de um importante ciclo de formação e o início de novas trajetórias profissionais.
Compuseram a mesa a representante da Superintendência Geral do Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), Ingride Lima; a diretora geral do HDM/Ismep, Daniele Moreno; a diretora de Ensino e Pesquisa e coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME), Dra. Angélica Guimarães; o diretor médico do HDM/Ismep, Danilo Kauer Brito; a supervisora do programa de residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, Dra. Cynthia Karina de Mesquita Costa; a supervisora do programa de residência médica em Pediatria, Dra. Maria Fernanda Barroso Schoenemberger; e o supervisor do programa de residência médica em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Marcelo Marques.
Entre os formandos, a médica Yalle Ferreira Angelim, que concluiu a residência em Pediatria, destacou o HDM pela referência regional na formação médica. “Sou nascida em Salgueiro, mas morei a vida inteira em Parnamirim. Optei por fazer a residência de Pediatria aqui no Hospital Dom Malan por saber que é uma referência na região e sou muito grata por toda a formação que recebi aqui,” frisou.
Também concluinte do programa, a médica Marília Pereira Lima Durão finalizou a residência em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia e afirmou que pretende continuar sua atuação na cidade.“Foram 10 meses de formação, com um período no Recife, onde tive contato com a Medicina Fetal e descobri uma paixão pela área. Pretendo continuar minha especialização e permanecer em Petrolina, cidade pela qual me apaixonei,” declarou.
O médico Gunter Ramos, que concluiu a residência em Ginecologia e Obstetrícia, também falou sobre os próximos passos e o desejo de retornar à instituição no futuro.“Estou concluindo a residência em Ginecologia e Obstetrícia e o próximo passo será um novo ano de especialização no Recife, mas penso em voltar para o Hospital Dom Malan, porque aqui é uma casa que acolhe e forma profissionais com excelência,” afirmou.
Durante a solenidade, a diretora de Ensino e Pesquisa e coordenadora da COREME, Dra. Angélica Cordeiro Guimarães, destacou a importância da residência médica como etapa fundamental na formação profissional.“Em nome da Comissão de Residência Médica, registro nosso reconhecimento a todos os médicos residentes que hoje concluem seus programas. A residência é um período de intensa formação técnica, ética e humana, e a conclusão dessa etapa demonstra a competência e o compromisso de cada um. Que esta nova fase seja marcada pela responsabilidade, pela ética e pelo compromisso com a qualidade da assistência e com os princípios do Sistema Único de Saúde,” completou.
Missão
A cerimônia foi encerrada com a fala da representante da Superintendência Geral do Ismpe, Ingride Lima, que ressaltou o papel humano da profissão e a missão de cuidar do próximo.“Que todos possam contribuir com empatia e todo o cuidado, que são valores que prezamos muito. Saio daqui com o coração cheio de alegria, porque a missão de cuidar das pessoas tem sido realizada da melhor forma possível.” A conclusão da residência médica no Hospital Dom Malan reforça o compromisso da instituição com a formação de especialistas qualificados e com o fortalecimento da assistência à saúde no Sertão, contribuindo diretamente para a melhoria do atendimento à população da região.


0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.