![]() |
| Foto: Reprodução |
Dois casos de Mpox foram confirmados na Bahia em 2026. Os registros ocorreram em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e em Salvador. Em Vitória da Conquista, a paciente é uma mulher que não reside na cidade, mas deu entrada no Hospital Geral (HGVC). Segundo a prefeitura, ela está isolada e apresenta boa resposta ao tratamento. Já em Salvador, o paciente diagnosticado é natural de Osasco (SP) e teve a confirmação da doença após atendimento em uma unidade de saúde.
Além desses dois casos confirmados, outros dois estão sob investigação pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), enquanto três já foram descartados após exames. Nenhum dos registros ocorreu durante o período do carnaval.
A Mpox é causada por um vírus da mesma família da varíola. A transmissão acontece principalmente pelo contato direto com a pele de pessoas infectadas, especialmente quando há feridas, mas também pode ocorrer por meio de secreções ou pelo compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas e roupas. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e musculares, fadiga, inflamação nos nódulos linfáticos e lesões na pele que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo mãos e pés. O tratamento é voltado para aliviar os sintomas e prevenir complicações, já que não há medicamento específico aprovado. O isolamento é necessário até que as feridas cicatrizem, o que pode levar de duas a quatro semanas.
Informações do G1


0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.