![]() |
| Foto: Reprodução |
Petrolina, no Sertão de Pernambuco, registrou 12 homicídios nos primeiros 11 dias de 2026, segundo levantamento com base em informações da Polícia Civil. Em pouco mais de uma semana e meia do novo ano, os crimes se concentraram em sequência e foram registrados tanto em bairros da área urbana quanto em assentamentos e projetos de irrigação da zona rural do município.
O primeiro caso aconteceu no dia 1º de janeiro, no bairro Jardim Amazonas. De acordo com a Polícia Civil, um homem de 31 anos invadiu uma residência e atacou a mãe, de 50 anos, e a companheira dela, de 52, com golpes de faca. Durante a tentativa de conter o agressor, o irmão dele, de 19 anos, entrou em luta corporal e acabou ferindo o suspeito, que morreu no local. A Polícia Militar isolou a área e a 213ª Delegacia de Petrolina instaurou inquérito para apurar o caso.
No dia 2 de janeiro, um homem de 21 anos foi morto a tiros no bairro Monsenhor Bernardino. No mesmo dia, disparos de arma de fogo no Assentamento São Francisco, no distrito de Izacolândia, deixaram um homem morto e outros dois feridos. As vítimas feridas foram socorridas para o Hospital Municipal José Henrique de Lima, em Lagoa Grande, mas o estado de saúde não foi divulgado.
Outro homicídio foi registrado no dia 5 de janeiro, no bairro Jardim Petrópolis. Segundo a polícia, a vítima foi surpreendida por dois homens que se aproximaram a pé e efetuaram vários disparos. O homem ainda foi levado por familiares para uma unidade do Samu, mas não resistiu aos ferimentos.
No dia 8 de janeiro, dois crimes ocorreram em áreas do Projeto Senador Nilo Coelho. Pela manhã, um homem de 41 anos foi morto a tiros no N-5. À noite, dois homens foram assassinados dentro de um mercadinho localizado na invasão do N-10. As vítimas foram identificadas como Erasmo Oliveira da Silva, dono do estabelecimento, e Robério dos Santos. Segundo a polícia, os suspeitos se aproximaram do local com o pretexto de comprar cigarros e fugiram após os disparos. Até o momento, não há indícios de relação do crime com o tráfico de drogas.
Na madrugada do dia 10 de janeiro, dois homens foram encontrados mortos no bairro Residencial Brasil. As vítimas, de 20 e 30 anos, apresentavam perfurações provocadas por arma de fogo. No mesmo dia, a Polícia Civil confirmou outro homicídio registrado em um assentamento de Petrolina.
No domingo, dia 11, mais dois crimes foram contabilizados. Pela manhã, um homem foi assassinado na comunidade conhecida como Sem Terra, nas proximidades da Embrapa. A identidade da vítima ainda não havia sido confirmada pelas autoridades. Já no início da noite, um homem foi morto a tiros no N-9 do Projeto Senador Nilo Coelho.
Mesmo com o ano ainda no início, os números reforçam um cenário de preocupação. No acumulado de 2025, Petrolina registrou 184 homicídios, nove a mais que em 2024, quando foram contabilizados 175 casos. Com esse total, o município ocupa a terceira posição em número absoluto de homicídios em Pernambuco, atrás apenas de Recife e de Jaboatão dos Guararapes.
Em entrevista ao programa Nossa Voz, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, na última quinta-feira (8), afirmou que a maior parte dos homicídios registrados na área tem relação com o tráfico de drogas e envolve, principalmente, jovens. Segundo ele, tanto autores quanto vítimas costumam ter ligação com o comércio de entorpecentes, o que reduz significativamente a expectativa de vida dessas pessoas.
A Polícia Civil informou que todos os casos seguem sob investigação e que diligências continuam sendo realizadas para identificar autoria e motivação dos crimes. Até agora, ninguém foi preso em relação aos homicídios registrados nos primeiros 11 dias do ano.
Confira os homicídios
01/01 – Jardim Amazonas
Homem morto durante briga familiar envolvendo violência doméstica (irmão mata irmão).
02/01 – Monsenhor Bernardino
Homem de 21 anos morto a tiros.
02/01 – Assentamento São Francisco (Izacolândia)
Disparos deixam um morto e dois feridos.
05/01 – Jardim Petrópolis
Homem assassinado a tiros em frente à residência.
08/01 – N-5 (Projeto Senador Nilo Coelho)
Homem de 41 anos morto a tiros.
08/01 – N-10 (Projeto Senador Nilo Coelho)
Duplo homicídio em mercadinho.
10/01 – Residencial Brasil
Duplo homicídio (duas vítimas).
11/01 – Comunidade Sem Terra (próximo à Embrapa)
Homem assassinado; identidade ainda não confirmada.
11/01 – N-9 (Projeto Senador Nilo Coelho)
Homem morto a tiros no início da noite.
Total: 12 homicídios
Com informações: Blog Nossa Voz


0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.