O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas com grau de ‘perigo potencial’ para Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), indicando possibilidade de ocorrência localizada de chuva forte, embora o risco geral seja considerado baixo.
O alerta começou às 8h45 desta quarta-feira (21) e permanece válido até 23h59 do sábado (24).
Ainda segundo o INMET, estão previstas precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros por dia. Os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h.
Há possibilidade de alagamentos pontuais, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
Previsão do tempo na região
Juazeiro
- Quarta-feira (21): mínima de 21°C e máxima de 33°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Umidade entre 40% e 90%, ventos fracos.
- Quinta-feira (22): temperaturas até 36°C, possibilidade de chuva isolada durante todo o dia e ventos moderados.
- Sexta-feira (23) e sábado (24): cenário semelhante, com muitas nuvens, chance de chuva isolada, temperaturas entre 19°C e 36°C, umidade elevada e ventos moderados.
Petrolina
- Quarta-feira (21): muitas nuvens e chuvas isoladas, temperaturas entre 23°C e 33°C, umidade até 90%.
- Quinta-feira (22): máxima de 36°C, chuva isolada pela manhã e possibilidade de precipitações nos demais períodos, ventos moderados.
- Sexta-feira (23) e sábado (24): muitas nuvens, possibilidade de chuva isolada, temperaturas entre 21°C e 36°C e ventos moderados.
A Defesa Civil recomenda medidas preventivas durante o período de alerta:
- Evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.
Em caso de emergência, os contatos oficiais são:
- Juazeiro: Defesa Civil (74) 99981-1279; CICOM (190).
- Petrolina: Defesa Civil (WhatsApp 87 98134-1838); Centro Integrado de Comando e Controle da Guarda Civil Municipal (153); Corpo de Bombeiros (193, válido para ambos os municípios).
As autoridades seguem monitorando as condições climáticas e reforçam a necessidade de atenção redobrada até o fim do período de alerta. Com informações: PNB


0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.