![]() |
| Foto: Reprodução |
O Bahia começou o Campeonato Baiano de 2026 com triunfo. Jogando na Arena Fonte Nova, neste domingo (11), o Tricolor superou o Jequié por 4 a 2, em uma partida marcada por intensidade e gols bonitos na primeira rodada do estadual.
Mesmo com uma equipe alternativa, comandada por Rogério Ceni, o Esquadrão manteve seu modelo de jogo, foi agressivo desde os minutos iniciais e construiu uma vantagem confortável ainda no primeiro tempo.
O Jequié, no entanto, não se entregou, diminuiu o placar na etapa final e chegou a pressionar, mas viu o Bahia administrar o resultado até o fim do jogo.
Com o triunfo, o Tricolor de Aço soma três pontos e larga na ponta da tabela do Campeonato Baiano, enquanto o Jequié inicia a competição sem pontuar.
Na próxima rodada, o Esquadrão volta a campo na quarta-feira (14), às 19h15, quando enfrenta o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.
Já o Jipão tenta a recuperação diante do Porto-BA, na quinta-feira (15), às 19h15, no Estádio Waldomiro Borges, no interior do estado.
O jogo
O Bahia assumiu o controle da partida desde o apito inicial e deixou claro, logo nos primeiros minutos, que mesmo com uma equipe alternativa não abriria mão de sua proposta de jogo.
Aos três minutos, Dell já levou perigo ao gol do Jequié e deu o primeiro sinal da postura ofensiva do time comandado por Rogério Ceni.
A pressão se transformou em vantagem rapidamente. Aos seis, após boa jogada do “Haaland do Sertão”, a bola sobrou para Jota na entrada da área. O meia bateu de primeira, de fora, acertou um belo chute e abriu o placar na Fonte Nova, levando a torcida ao delírio.
Com a vantagem, o ritmo da partida diminuiu. O Bahia passou a trocar passes com mais tranquilidade, enquanto o Jequié buscava se reorganizar.
E foi justamente o time visitante quem conseguiu reagir. Aos 23, após um erro defensivo do Tricolor, João Grilo apareceu livre, acertou a trave e, no rebote, Tiago Recife aproveitou o gol escancarado para deixar tudo igual.
O empate fez o Bahia voltar a acelerar. Aos 35, Jota e Dell tabelaram na entrada da área, Pedrinho arriscou de fora, e no rebote Ruan Pablo mostrou oportunismo para recolocar o Esquadrão em vantagem.
O Tricolor manteve a pressão e ampliou ainda antes do intervalo. Aos 41, Jota apareceu pela direita, foi ao fundo e cruzou. Dell finalizou, o goleiro deu rebote, e novamente Ruan Pablo apareceu bem posicionado para marcar o terceiro, fechando um primeiro tempo com vantagem confortável para o Bahia.
O Jequié voltou do intervalo tentando encurtar a distância no placar e levou perigo ao gol do Bahia logo nos primeiros minutos.
Em uma das primeiras investidas, o Jipão acertou a trave de João Paulo e deu sinais de que não se entregaria facilmente na Arena Fonte Nova.
Passado o susto inicial, o Esquadrão retomou o controle das ações e voltou a ditar o ritmo da partida. Dell novamente apareceu bem no ataque ao se antecipar após cruzamento de Zé Guilherme, obrigando o goleiro André a trabalhar.
Quando o jogo parecia sob controle do Esquadrão, o Jequié voltou a balançar as redes. Em finalização de longa distância, Nael acertou um chute cruzado, na bochecha da rede, sem qualquer chance de defesa para João Paulo, diminuindo a vantagem para 3 a 2 e recolocando emoção no confronto.
A resposta do Bahia quase veio em dose dupla. Ruan Pablo, em busca do hat-trick, teve a chance de marcar de cabeça após jogada rápida pelo lado esquerdo, mas a bola resvalou na trave direita de André.
Nos minutos finais, a partida perdeu intensidade, mas ainda deu tempo de Fredi ampliar o placar para 4 a 2. O Bahia administrou a vantagem, trocou passes no campo ofensivo e controlou o relógio até o apito final, assegurando o triunfo na estreia do Baianão.
FICHA TÉCNICA
Bahia 4×2 Jequié
Campeonato Baiano – 1ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: Domingo, 11 de janeiro de 2026
Horário: 16h
Público: 18.746
Renda: R$ 541.479,90
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Antonielson Jesus da Silva (BA)
Quarto árbitro: Carlos Luiz Santana de Lima (BA)
Transmissão: TVE e TV Bahêa
Gols: Jota, Ruan Pablo (2) e Fredi [Bahia]; Tiago Recife e Nael [Jequié]
Cartão Amarelo: Jô [Jequié]
Bahia: João Paulo; Marcos Victor (Kanu), Fredi, Luiz Gustavo e Zé Guilherme (Iago Borduchi); Rezende (Erick), Jota (Rodrigo Nestor) e Pedrinho (David Martins); Kauê Furquim, Ruan Pablo e Dell. Técnico: Rogério Ceni.
Jequié: André; Carlos Henrique (Diego Bolt), Willian Mineiro, Weverton e Erick Daltro (Caíque Baiano); Walfrido, Cássio (Marcinho) e Jô; Tiago Recife (Edílson Júnior), Luiz Fernando (João Grilo) e Nael. Técnico: Rodrigo Fonseca.


0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.