Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:

TRE Bahia apresenta plataforma de Inteligência Artificial para apoio na elaboração de minutas e peças jurídicas

Foto: Reprodução | 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), apresentou na Sala de Sessões do Regional, a Minuta IA, plataforma de Inteligência Artificial para apoio na elaboração de minutas e peças jurídicas com base em modelos de IA.
A ferramenta contratada será utilizada pelas assessorias dos(as) desembargadores(as) eleitorais com a finalidade de aprimorar a atividade jurisdicional.

Segundo André Cavalcante, secretário de TI do TRE-BA, a aquisição da Minuta IA é estratégica para a Justiça Eleitoral baiana, pois ela resolve problemas reais do dia a dia dos gabinetes dos(as) desembargadores(as) eleitorais, acelerando e qualificando a elaboração de documentos oficiais com supervisão humana. “O impacto esperado é uma tramitação mais rápida dos protocolos, decisões mais consistentes e melhor experiência para o jurisdicionado”, explicou.

Caio Perona, procurador do município de Belo Horizonte e criador da ferramenta, que é utilizada por 70 instituições públicas brasileiras, contextualizou a popularização das soluções de Inteligência Artificial e explicou como acontece a aplicação da solução escolhida pelo Tribunal no contexto judiciário.

“A gente está conseguindo, com poucas pessoas, fazer o que antes equipes inteiras faziam. Isso não significa que vamos trabalhar menos. Se delegamos à Inteligência Artificial para realizar determinada tarefa, vamos arrumar outra coisa para fazer no local. Se pararem de perder tempo escrevendo uma minuta de decisão judicial, vão utilizar esse tempo para fazer outras atividades essenciais da Justiça Eleitoral. Faltar trabalho não vai”, declarou Perona, fazendo questão de considerar a IA apenas como mais um instrumento de apoio ao trabalho em contraste à autonomia de decisão do usuário.

Durante a apresentação, servidores e servidoras puderam também conhecer na prática a utilização e as funcionalidades disponíveis do equipamento.

O servidor Flávio Panta, lotado no Gabinete de Desembargador Eleitoral 2 (GABDES2), aguarda ansioso para ter o apoio da Minuta IA no desenvolvimento do trabalho. “Pelo que vi, é uma ferramenta muito funcional. Uma boa interface para a gente trabalhar com a IA nas peças e recursos, seja decisão monocrática, seja voto. Vai ajudar bastante”, comentou.

Luciana Dantas, servidora da Assessoria de Plenário (ASPLEN), acredita que o recurso voltado para a Justiça Eleitoral vai ser excelente nas realizações das tarefas/ações do setor. “Com certeza ela vai agilizar, otimizar e nos dar mais segurança”, pontuou.

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy