![]() |
Foto: Reprodução | |
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio do Departamento de Ciências Sociais (DTCS), em Juazeiro (BA), abre nesta segunda-feira (29) as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), edital nº 111/2025. A seleção é destinada a alunos regulares com ingresso no primeiro semestre de 2026.
As inscrições seguem até 22 de outubro de 2025, às 23h59, e devem ser feitas exclusivamente pelo portal ssppg.uneb.br. O processo oferece 35 vagas, sendo 20 para o mestrado e 15 para o doutorado. Podem se inscrever candidatos com diploma de curso superior reconhecido ou revalidado no Brasil. Concluintes de graduação também podem disputar vagas do mestrado, desde que apresentem o diploma ou documento equivalente no ato da matrícula, caso aprovados.
As taxas de inscrição custam R$ 120,00 (Mestrado) e R$ 140,00 (Doutorado). O PPGEcoH tem duas áreas de concentração: Ecologia Humana e Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Os candidatos podem escolher entre três linhas de pesquisa: Ecologia Humana e Saúde; Ecologia Humana e Educação e Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Política de cotas e sobrevagas
O edital reserva 20% das vagas para servidores docentes, técnicos e analistas da Uneb e 5% para candidatos estrangeiros. Já 40% das vagas são destinadas a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), enquanto os demais concorrem a 35% na modalidade de demanda geral.
Além disso, há sobrevagas (vagas adicionais) para grupos específicos, com 5% destinadas a cada uma das seguintes categorias: indígenas; quilombolas; ciganos; pessoas com deficiência; transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação; travestis; homens trans e mulheres trans; e pessoas não binárias. Mais detalhes sobre critérios de seleção e documentação necessária podem ser conferidos no edital nº 111/2025, disponível no portal do Programa de Pós-Graduação.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.