![]() |
Foto: Reprodução | |
O início da colheita de cacau em Petrolina deve aumentar a renda de cerca de 30 produtores que já cultivam o coco na região. Com o objetivo de ampliar o potencial local para viabilizar novas produções, o cultivo do cacau começou em 2022, com a colheita já iniciada no segundo semestre de 2025.
A empresa Pepsico – que já investe na produção do coco para comercialização da água – possui duas fazendas próprias na cidade, com 330 e 140 hectares, onde o coco é cultivado, além de parcerias com produtores que recebem apoio da empresa em projetos sociais e técnicas agrícolas sustentáveis. Com o objetivo de aumentar essa cadeia produtiva, em 2022, a Pepsico iniciou o projeto piloto do Consórcio Coco-Cacau.
No local, o cacau é plantado nas sombras dos coqueiros, que se beneficiam também da matéria orgânica originada da queda das folhas. Após três anos de testes e clonagens, as plantações já começaram a gerar frutos, mas apenas no final de 2025 a empresa planeja concretizar os primeiros números.
Segundo o gerente agrícola da empresa, Alexsandro Castro, o faturamento dos produtores pode chegar a ser duplicado com o incremento da produção de cacau em Petrolina. “Todo o desenho em torno da produção de cacau e coco foi criado com o intuito de tentar ajudar a cadeia produtiva dos produtores que trabalham com a Pepsico. A ideia é promover esse crescimento da cadeia de cacau, fazendo com que ele tenha o contato direto com a produção. A Pepsico vai ajudar o produtor a entender o novo mercado e auxiliá-lo nesse processo”, destaca.
0 تعليقات
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.