![]() |
Foto: Reprodução | |
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), promoveu na última semana uma atividade no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) João Paulo II voltada para a pauta da diversidade e da inclusão social.
A ação também contou com a presença da diretoria de Juventude da Secretária da Mulher e Juventude (SMJ).
Durante o encontro, a Coordenação de Diversidade apresentou a política municipal de diversidade, as estruturas de apoio existentes e destacou o processo de implantação do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT de Juazeiro.
Segundo Alexandre Santos, coordenador de Diversidade da SEDES, a iniciativa fortalece a presença do poder público junto à comunidade:
"A coordenação de diversidade esteve aqui na atividade do CRAS João Paulo II, falando sobre a política de diversidade, sobre as estruturas que nós temos aqui no município, falando também sobre a implantação do CPDD aqui em Juazeiro", ressaltou.
A ação também dialoga com a programação do CRAS João Paulo II, que tem trabalhado ao longo do mês de setembro diversas temáticas relacionadas a campanhas nacionais de conscientização, como o Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Setembro Verde (direitos da pessoa com deficiência) e Setembro Azul (visibilidade da comunidade surda).
De acordo com Hellen Rodrigues, coordenadora do CRAS João Paulo II, o espaço busca ser referência para a população em diferentes frentes de atuação."O CRAS João Paulo II vem trazendo toda a pauta, trabalhando todas as temáticas de acordo com o calendário. Agora a gente também está organizando grupos voltados para o público LGBT, aproximando as pessoas, promovendo inclusão dentro do equipamento e garantindo qualidade de vida e bem-estar", explicou.
A atividade contou também com a participação da comunidade, que avaliou positivamente o espaço de diálogo e acolhimento. Para Nicole, representante da comunidade LGBT, a oportunidade de participar foi significativa."Eu apreciei bastante a reunião, pois abordaram temas relevantes, como a palestra sobre o acesso a recursos de apoio, incluindo atendimento psicológico e psiquiátrico em situações de crise. Gostei, especialmente, de poder compartilhar minha experiência com o preconceito no ambiente de trabalho", afirmou.
Com essa ação, a Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso em garantir políticas públicas de acolhimento, inclusão e respeito à diversidade, fortalecendo a rede de proteção social e promovendo cidadania.
0 Comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.