Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Publicidade:

Governo Trump afirma que tarifaço vai entrar em vigor em 1º de agosto; senadores brasileiros tentam negociar

Foto: Reprodução | 

Senadores brasileiros iniciaram neste sábado, 26, em Washington, uma série de reuniões para discutir as tarifas de 50% que os Estados Unidos planejam impor sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Participaram do primeiro encontro Tereza Cristina (PP-MS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Esperidião Amin (PP-SC), Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL).

A reunião, de caráter preparatório, teve como objetivo alinhar os temas prioritários da missão. 

“Essa preparação é fundamental para garantir uma atuação coesa, institucional e estratégica em nome do Brasil”, afirmou o senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores e coordenador da delegação.

Outros três senadores — Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) — devem se juntar à comitiva neste domingo. 

Como o Congresso americano entra em recesso nos próximos dias, o foco da missão será o diálogo com representantes do setor produtivo dos EUA.

Embora o Brasil tente negociar uma saída para o impasse, ainda não houve avanços. A expectativa é que o presidente Donald Trump assine uma ordem executiva para justificar legalmente as tarifas, uma alternativa mais rápida do que a investigação formal do Escritório de Representação de Comércio dos EUA (USTR).

Na semana passada, senadores americanos enviaram uma carta a Trump criticando a medida. 

No texto, classificaram a decisão como um “claro abuso de poder” e alertaram que interferir no sistema jurídico de outro país pode criar um “precedente perigoso” e levar a uma “guerra comercial desnecessária”.

Governo Trump confirma tarifaço

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou neste domingo que as tarifas anunciadas pelo governo Trump a diversos países — incluindo o Brasil — entrarão em vigor em 1º de agosto, sem possibilidade de prorrogação. 

“Sem prorrogações, sem mais períodos de carência. Em 1º de agosto, as tarifas serão definidas. Elas entrarão em vigor. A Alfândega começará a arrecadar o dinheiro”, disse Lutnick à Fox News.

Lutnick indicou, porém, que o governo Trump ainda está aberto a ouvir propostas, mesmo após a entrada em vigor das tarifas.

“As pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Se elas poderão fazê-lo feliz ou não é outra questão… Mas ele está sempre disposto a negociar.”

Senadores são alvo de bolsonaristas

Apesar da articulação dos senadores nos EUA ter membros ligados ao bolsonarismo, a iniciativa foi alvo de críticas entre apoiadores do ex-presidente. 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Jair Bolsonaro, classificou a missão como “fadada ao fracasso” e disse que os senadores agem em desrespeito à carta de Trump enviada a Lula no início de julho, em que o americano anunciava a nova tarifa.

“Essa iniciativa me parece seguir o padrão de sempre: políticos que visam adiar o enfrentamento dos problemas reais, vendendo a falsa ideia de uma ‘vitória diplomática’ enquanto ignoram o cerne da questão institucional brasileira.”

Eduardo também alegou que a tentativa do senadores desconsidera a carta enviada por Donald Trump sobre os “caminhos que o Brasil deve percorrer” para “restaurar a normalidade democrática”.

إرسال تعليق

0 تعليقات

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy