![]() |
Foto: Reprodução | |
Veja publicação no Instagram:
Com uma taxa de 76,2 mortes violentas intencionais, Juazeiro, na Bahia, ocupa a terceira posição no ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes mais violentas do Brasil em 2024, segundo dados do Anuário de Segurança, divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Do 10º posicionamento para o 3º
A reportagem causou surpresa e lamento entre os moradores, uma vez que, até poucos anos atrás, a cidade ocupava a 10ª posição. Mas, infelizmente, mais uma vez avançou no ranking.
Prefeito se manifesta e afirma que em 2025 já houve redução
Diante da repercussão, o prefeito Andrei Gonçalves publicou uma nota destacando que os dados se referem ao ano passado, antes do início de sua gestão, e afirmou que, em 2025, já houve uma redução de quase 20% na violência. A declaração teve como base um relatório apresentado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil locais, que indicava uma queda percentual nos índices. No entanto, as publicações não divulgam documentos com os números absolutos dos meses citados, nem especificam o percentual exato da redução
Relatório incompleto e as críticas
A ausência dos dados completos gerou críticas de que o relatório é “opaco”, por dificultar a compreensão e a checagem das estatísticas.
Informações oficiais
Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos leitores, a equipe de reportagem do Spy entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia para solicitar os dados sobre a violência em Juazeiro, referentes aos primeiros meses de 2024. Com o objetivo de comparar essas informações com os meses mencionados pelo prefeito em 2025. No entanto, foi informada de que as estatísticas só ficam disponíveis para imprensa sete dias úteis após a solicitação formal. Diante da devolutiva, a reportagem seguirá aguardando e cobrando tais informações.
Do ponto de vista da transparência pública, especialistas alertam que divulgar apenas percentuais compromete o entendimento da informação, impede verificação independente e pode gerar desconfiança, ainda que os dados estejam corretos. O ideal seria apresentar também os números absolutos e comparativos, conforme previsto no princípio da publicidade do artigo 37 da Constituição Federal.
0 تعليقات
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do Portal. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe. É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.