Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Publicidade:

Polêmica sobre pitbulls repercute na Câmara de Petrolina

Foto: Reprodução | 

A causa animal em Petrolina ganhou destaque nesta semana após um vídeo postado por Alexandre Maroni, em seu perfil no Instagram, viralizar. Maroni, que vem nessa luta há 30 anos, denunciou a prefeitura por uma suposta tentativa de sacrificar três cães da raça pitbull. Os animais foram recolhidos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), após atacarem moradores e outros animais no Bairro Vila Marcela, zona norte da cidade. “Se a prefeitura fizer isso estará cometendo um crime, porque os animais estão saudáveis”, afirmou Maroni.

O assunto ecoou também na Câmara de Vereadores. Na sessão plenária de ontem (20), o oposicionista Dhiego Serra (PL) também fez duras críticas ao município. Primeiro, ele lamentou a postura dos funcionários do CCZ, que teriam tentado impedi-lo de ter acesso aos animais. Depois, revelou que a ideia era, de fato, sacrificar os pitbulls por conta de sua agressividade. No entanto, ele constatou que os cães não se mostravam ferozes e estavam desnutridos e com sinais claros de maus-tratos. Ele disse ainda que foi informado pela veterinária do CCZ de que a eutanásia já estava fora de cogitação.

Dhiego cobrou do município um trabalho de ressocialização desses animais, que passa por um serviço de acolhimento e adestramento. O vereador, que disse não ser engajado em nenhuma ONG de proteção animal, afirmou que irá protocolar um ofício para que se colega de bancada, Ronaldo Silva (PSDB), possa fazer parte da Comissão da Causa Animal, que é presidida por Wanderley Alves (PDT), “para que a gente possa fazer um trabalho de proteção e defesa dos animais”, completou.

Nota

Diante da repercussão do fato, A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), por meio coordenadoria de Bem-Estar Animal de Petrolina, esclareceu que não há nenhuma decisão sobre eutanásia ou quaisquer tipos de maus-tratos a cães da raça pitbull que estavam sob a tutela do CCZ do município.

“É fundamental esclarecer que três cães da raça pitbull foram recentemente recolhidos pela Polícia Militar, depois de uma série de ataques a outros cães e moradores de uma comunidade petrolinense. Os responsáveis pelos animais foram devidamente acionados pelas instâncias legais. Após reuniões do Ministério Público com a comunidade, que inclusive fez abaixo-assinado sobre a periculosidade dos animais, ficou acordado que os cães ficariam em tutela do município temporariamente, tendo em vista que a PM não tem canil para receber os três cães. Desde então, os animais receberam acompanhamento diário de veterinários e assistentes técnicos do CCZ”, ressaltou a Coordenadoria.

Na última sexta (16), a AMMA fez a transferência de forma segura e responsável dos três cães para o canil da penitenciária do Estado de Pernambuco situada em Petrolina. A Coordenadoria do Bem-Estar Animal e veterinários municipais seguem acompanhando de perto a situação dos animais.

“Cabe ainda esclarecer, que devido à criação inadequada e ao estado que os animais foram encontrados, ainda não há possibilidade de disponibilização dos três cães para adoção ou reinserção imediata a sociedade. Para a garantia da saúde e proteção dos animais, bem como, para prevenir de novas ocorrências de ataques, o melhor caminho foi a transferência para o canil estadual. Qualquer informação que sugira sacrifício ou maus-tratos aos animais não têm relação com a verdade”, reforçou a pasta.

“A AMMA, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Petrolina, ratifica seu compromisso com toda a comunidade, protetores e, principalmente, cães, gatos e demais animais. O trabalho de estruturação do setor tem previsto diversos investimentos para dar tratamento digno aos animais como, por exemplo, a implantação de uma clínica veterinária com canil/gatil, ampliação de campanhas educativas, serviços de castração, vacinação entre outras medidas”, completou.

Entre em nosso canal no Whatsapp e receba notícias em tempo real

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy