Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

"Isaac não é prioridade para o PT Nacional", dizem sites de Salvador revelando ausência do nome do ex-prefeito em homologações e alianças do partido

Foto: Reprodução

Membros da Executiva Nacional do PT reunidos nesta segunda-feira homologaram as candidaturas e alianças que foram escolhidas de acordo com as determinações do Diretório Nacional do partido, mas o nome de Isaac Carvalho não aparece na lista: Clique aqui e confira o documento do PT no site oficial do partido.

Diante do fato, nesta terça-feira (7), o site Informe Baiano divulgou o documento e disse que somente as cidades presentes na lista serão as prioridades nas eleições de 2024.

O documento mostra que apenas cinco cidades baianas estão na lista. São elas: Barreiras (Tito), Camaçari (Luiz Caetano), Feira de Santana (Zé Neto), Vitória da Conquista (Waldenor Pereira) e Ilhéus (Adélia).

Chama atenção no documento que municípios grandes, que deverão ter candidaturas petistas, a exemplo de Juazeiro (Isaac Carvalho inelegível), Lauro de Freitas (Rosalvo, candidato de Moema Gramacho que tem grande rejeição), Alagoinhas, Simões Filho e Candeias, por exemplo, não estão sendo tratados como prioridades.
Em outra publicação o mesmo site diz que as pré-candidaturas de Isaac Carvalho e Rosalvo para as prefeituras de Juazeiro e Lauro de Freitas, respectivamente, não estão sendo tratadas como prioridades pela Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

O primeiro não deverá disputar as eleições, pois encontra-se com problemas judiciais e estaria inelegível. Já o segundo citado, que é candidato da atual prefeita Moema Gramacho, pode ser prejudicado com a alta rejeição da gestão.

O outro site que fez referência sobre o assunto foi o Política Livre. Confira:

Além de Salvador, PT não indica candidato em Juazeiro no documento que lista cidades prioritárias

Além de Salvador, o município de Juazeiro, quinto maior do Estado, também ficou de fora da lista com 64 cidades com mais de 100 mil habitantes em que a Executiva nacional do PT homologou candidatura própria ou apoio a partidos aliados. Dessa forma, o documento, datado de 6 de maio, ou seja, de ontem, não confirmou como concorrente petista o ex-prefeito Isaac Carvalho, filiado à legenda e que enfrenta questionamentos dos próprios aliados sobre a elegibilidade.

Em Juazeiro, que possui mais de 235 mil habitantes, o PV e o PCdoB, que formam a Federação Brasil da Esperança junto com o PT, também têm pré-candidaturas colocadas: a dos deputados estaduais Roberto Carlos e Zó, respectivamente. Por força da legislação eleitoral, os três partidos devem atuar como um único, ou seja, escolher um dos nomes para lançar na disputa.

Como revelou recentemente o Política Livre (clique aqui para ler), pesquisas encomendas pelo PT e PCdoB neste mês devem ser cruciais para a definição do candidato da federação. A Executiva estadual petista garante que Isaac Carvalho não tem mais pendências legais para concorrer à Prefeitura, mas aliados da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) asseguram que ainda há pendências por parte do ex-prefeito.

O documento da Executiva nacional do PT, intitulado “Homologação de candidaturas e coligações”, cita as definições em municípios onde as candidaturas foram devidamente aprovadas nas instâncias municipais, seja de forma unânime, por meio de prévias ou encontros municipais. Os nomes escolhidos serão submetidos ao comando da federação.

Na Bahia, cinco municípios estão entre os 64 listados, todos com candidatos petistas: Feira de Santana (Zé Neto), Vitória da Conquista (Waldenor Pereira), Ilhéus (Adélia Pinheiro), Camaçari (Luiz Caetano) e Barreiras (Tito).

“A direção municipal fica autoriza a concluir as negociações, onde for necessário, para a indicação dos nomes para concorrer aos cargos de vices e eventuais ajustes na chapa de candidaturas proporcionais em função do número de vagas para o PT definidas no âmbito da federação e para o cumprimento da cota de gênero”, diz o documento.

Vale frisar que em Juazeiro o PSB e o MDB, partidos da base de Jerônimo, também lançaram pré-candidatos ao Executivo municipal: o ex-prefeito Joseph Bandeira e o empresário Andrei da Caixa, respectivamente.

Confira o documento da Nacional do PT AQUI

Veja publicação no Instagram:

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade: