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No mês da Black Friday, Procon de Juazeiro (BA) dá dicas para consumidor na hora das compras [áudio]


Com a proximidade da “Black Friday”, muitos consumidores já ficam de olho nos produtos que precisam esperando pagar por eles um preço mais em conta. Para que essas aquisições sejam realmente boas e que os consumidores evitem problemas, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Juazeiro), órgão vinculado à Prefeitura Municipal, dá dicas importantes.

O coordenador do Procon Juazeiro, Carlos Macedo, ressalta que, quando o assunto é “promoção”, cabe ao consumidor uma reflexão para não engrossar o índice de superendividamento. “Muitas vezes compramos por compulsão. Por isso, antes da compra, é importante analisar se existe, realmente, uma vantagem na oferta ou se trata apenas de uma armadilha de desconto”, informa o coordenador do órgão.

Entre as dicas valiosas estão:
- Pense se a compra é realmente necessária;
- Planeje se o gasto caberá em seu orçamento;
- Faça uma pesquisa do histórico de preços do produto;
- Saiba de quem você está comprando, para evitar cair em golpes;
- Em casos de sites, verifique se está disponível o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), telefone de contato, endereço e CNPJ;
- Fotografe vitrines e printe a tela do celular, tablet ou computador e seus respectivos preços, para que assim, possa comparar se está diante de uma real redução de valores;
- Prefira comprar de lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes sociais podem servir de suporte nesse caso;
- Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas desconhecidas.

Trocas e devoluções
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito de troca ou devolução, no prazo de sete dias, para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como por exemplo, aquisições feitas em sites, telefone ou em domicílio, desde que o vendedor não porte o produto à pronta entrega.

“Já os produtos adquiridos na loja física, cumprem a política de troca dos respectivos estabelecimentos, exceto em casos de defeitos, que existe a garantia no CDC, conforme artigo 26. Os prazos para reclamação de defeitos aparentes e de fácil constatação são de 30 dias para produtos não duráveis, como é o caso de alimentos. Por sua vez, os produtos duráveis, como automóveis ou máquinas de lavar roupas, possuem prazo de 90 dias, a contar da entrega efetiva do produto”, explicou Macedo.

Como registrar reclamação
De olho na movimentação do comércio, o Procon dá dicas para os consumidores aproveitarem bem o período de liquidações. O órgão orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problemas nas compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atrasos na entrega, dentre outros, registre queixa na sede do Procon Juazeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O Procon funciona na Rua Minas Gerais, nº 46, 4º andar, Edifício Centro Médico e Empresarial Renato Cerqueira, bairro Santo Antônio, vizinho à Galeria Rio Fitness.

Ouça áudio no Instagram da Rede Seta:

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