Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publi topo do site

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Educação Prisional: Internos do Conjunto Penal de Juazeiro recebem oportunidades e incentivo para construção de nova vida

Foto: PMJ

No Conjunto Penal de Juazeiro, a educação vem modificando a vida de 228 alunos internos. A ação é possível com a parceria da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), que leva para o Conjunto Prisional, os professores da Escola Municipal Professora Maria Franca Pires e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de atender os indivíduos privados de liberdade, oferecendo-lhes oportunidades para a construção de uma nova vida.

“A educação prisional tem como objetivo a ressocialização dos alunos internos, por meio da promoção da aprendizagem, segundo a qual os reeducandos são assistidos em seu desenvolvimento intelectual e social. Além disso, a afetividade também é outro pilar levado em consideração, visto que esse público encontra-se em vulnerabilidade emocional”, pontua a gestora da Escola Municipal Professora Maria Franca Pires, Eilânia Cristina Medrado de Lima.

No projeto pedagógico aplicado com os estudantes são realizados vários projetos de inclusão, que preveem a alfabetização, o aprimoramento da leitura, da oralidade, dinâmicas, projetos de leitura e o incentivo à esperança de recomeçar e atuar na sociedade como cidadãos críticos e conscientes do seu papel. “Costumamos receber muitos relatos e reflexões dos estudantes sobre como a leitura, as conversas e as relações estabelecidas no contexto educacional, dentro do Conjunto Penal, fazem a diferença na visão de mundo de muitos reeducandos”, acrescenta Eilânia Cristina.
 
Conquistas

Em 2023, dois estudantes internos foram premiados no Concurso Lápis na Mão, promovido pela TV São Francisco, e oito se classificaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).-

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade: