Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Aprender brincando: Crianças são orientadas sobre cuidados para combater o Aedes aegypti com peça teatral, em Juazeiro (BA)


As crianças da Escola Municipal Escola Argemiro José da Cruz receberam visitas especiais na manhã desta quinta-feira (23). A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), convidou a chapeuzinho vermelho, vovó e até o mosquito Aedes aegypti para orientar os alunos sobre os cuidados para evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.

As personagens fazem parte da peça teatral: Chapeuzinho Vermelho X Aedes aegypti, organizada pelo Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) da Sesau. Através da fantasia do teatro, as profissionais contaram para os alunos, com idades entre seis a oito anos, sobre a necessidade de combater o mosquito. “É muito importante orientar as crianças, porque elas levam o que aprendem para seus irmãos, para os pais e para toda a vizinhança, propagando as informações. E quando se ensina de forma lúdica, é ainda melhor”, comentou a diretora da escola, Cida Miranda.

Mobilização contra Arboviroses Urbanas
A atividade na escola faz parte das atividades da Semana Nacional de Mobilização Contra Arboviroses Urbanas, iniciada em Juazeiro no último dia 18 de dezembro. Além das visitas domiciliares dos agentes de endemias, também estão sendo realizadas atividades educativas. “Estivemos aqui na escola com a peça e visitamos Unidades Básicas de Saúde para conversar com as pessoas que aguardavam atendimento. Reforçamos a importância de cuidar dos locais que acumulam água e são os pontos de reprodução do mosquito”, explicou a supervisora do NEPS, Regina Alves dos Santos.

Prevenção
É importante esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva. Destacando que ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Confira a programação das visitas dos agentes de endemias:
24/11 - Alagadiço
25/11 – Itamotinga

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy