Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Segundo Campeonato Interno de Foguetes do Paulo VI é promovido em Juazeiro, BA

s dez melhores equipes classificadas no evento serão selecionadas para a 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes.

Foto: Ascom/PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta quarta-feira (20), no Estádio Adauto Moraes, a segunda edição do Campeonato Interno de Foguetes da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI. As dez melhores equipes classificadas no evento serão selecionadas para a 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes, organizada pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), que acontecerá no dia 13 de outubro.

O campeonato é coordenado pela professora Alana Gama, responsável pela disciplina de Robótica no Paulo VI, e tem como objetivo incentivar o contato dos estudantes com a Cultura Maker, Ciências, Física, Matemática e Astronomia. “O campeonato surgiu de uma visita do IFSertão, que nos convidou para participar da Mostra Petrolinense de Foguetes, e nós acabamos estimulando a produção dos foguetes a partir da Cultura Maker, que é a produção, eles mesmos construindo e aprendendo diversos conteúdos. Ano passado nós participamos e trouxemos os troféus de ouro e prata para a escola. Este ano, a nossa expectativa é trazer mais troféus”, frisou a professora Alana.

Os foguetes são construídos pelos alunos, em equipes formadas por três estudantes, utilizando duas ou mais garrafas PET’s. No campeonato, os foguetes ficam sobre uma base de lançamento, também construída pelos alunos, tendo como elementos para propulsão somente água e ar comprimido, produzido por uma bomba de encher pneus de bicicleta. No processo de construção e lançamento, os estudantes estudam a quantidade de água que deve ser colocada dentro da garrafa, o peso do foguete, o ângulo do lançamento, o vento e outras questões que influenciam no lançamento do objeto.

Com sua equipe 007, o estudante Ruan Wagner Batista, aluno do 7° ano, alcançou 42 metros no lançamento do foguete e falou sobre a participação no campeonato. “Construir esse foguete foi bem legal e lançar ele também foi muito bom. Para fazer ele voar uma grande distância, nós colocamos um peso certo na ponta dele e enchemos com água um pouco menos da metade. A minha expectativa agora é conquistar uma boa posição”, disse Ruan.

O resultado do campeonato e as equipes selecionadas para a 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes serão divulgados no Instagram da Escola nesta sexta-feira (22).

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy