Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Ações para revitalização do Lago no Parque Lagoa do Calu estão sendo executadas, anuncia Prefeitura de Juazeiro, BA


A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), está realizando todo o acompanhamento necessário na ação de revitalização do lago que compõe o Parque Lagoa de Calu. Nesta terça-feira (26), a operação de remoção do excesso de vegetação no lago, uma ação conduzida em parceria com a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A iniciativa visa combater os efeitos da eutrofização da água, um processo de poluição onde a água adquire coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio causando problemas ambientais.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Embora a lagoa pareça estar seca em alguns trechos devido à densa vegetação que a cobre, a lâmina d'água ainda possui mais de um metro de profundidade, onde os peixes e outros organismos aquáticos estão concentrados. A expectativa é que a retirada do excesso de vegetação seja concluída nos próximos dias, seguida pelo reabastecimento da lagoa com água do Rio São Francisco”, disse o diretor de Monitoramento e Fiscalização Ambiental, Hudson Duarte.

Até o momento, não foi registrada morte de peixes ou outros animais na Lagoa do Calu. No entanto, algumas espécies, como tartarugas, estão sendo cuidadosamente coletadas para posteriormente serem reintegradas ao ecossistema da lagoa. A Semaurb também conduziu exames da qualidade da água, incluindo medições de pH e salinidade. Esses testes fornecerão dados essenciais para avaliar o estado da lagoa e monitorar os efeitos da ação de remoção da vegetação.

“Nosso compromisso é garantir a preservação desse importante recurso natural, promovendo a recuperação da Lagoa do Calu e seu ecossistema, assegurando um ambiente saudável para a fauna e a flora locais”, falou o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira.

Requalificação do Parque Lagoa de Calu
A obra de requalificação do Parque Lagoa de Calu está na etapa final com previsão de entrega em outubro. Com investimentos de mais de R$ 1 milhão em recursos próprios, a gestão Suzana Ramos já trocou o piso e alambrado das quadras, recuperou a ciclovia, os quiosques e os canteiros das árvores. Além disso, o parque recebeu reforma das arquibancadas, novas luminárias em LED, novos bancos, academia a céu aberto, parque infantil em eucalipto e melhoria da acessibilidade do local.

A obra está revitalizando a lagoa, com serviços de limpeza, retirada do excesso de vegetação, para garantir a qualidade do ambiente e das diversas espécies que ali habitam, e ainda nesta semana terá o nível da água normalizado.

Fonte: Ascom/PMJ
Licença Creative Commons

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy