Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Apagão nacional deixa ao menos 25 estados e DF sem energia

ONS diz que uma falha às 8h31 afetou o fornecimento de energia para estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste. Causa não foi informada. Desabastecimento parou linhas de metrô em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.


Um apagão afetou todas as unidades da federação, exceto Roraima, na manhã desta terça-feira (15), segundo um levantamento do g1 (veja a lista no fim desta reportagem).

O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente (leia mais abaixo). Segundo o ministério, o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Metrôs
Os metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram impactados. Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos (veja na foto abaixo). Semáforos desligados causaram transtornos em Belém, Fortaleza) e outras cidades.

Escolas
Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos mais cedo. Imagens mostram os estudantes na porta dos colégios, e outros deixando as unidades no bairro Central.

Comércio
O proprietário de uma panificadora precisou improvisar com velas para conseguir atender os clientes. João Carneiro, de 43 anos, disse que já contabiliza prejuízo, porque não conseguiu assar pão no forno elétrico, na manhã desta terça-feira. “O fermento que usamos não pode ficar muito tempo, que o produto estraga. Então, tudo isso gera prejuízo”, disse o comerciante.

Causas estão sendo apuradas, diz ONS
Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. O g1, entretanto, registrou relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

"As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]", informou o órgão.

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.

Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

Veja os estados afetados pelo apagão:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Rondônia
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Digite aqui um parágrafo... Digite aqui um parágrafo...Digite aqui um parágrafo...Digite aqui um parágrafo...Digite aqui um parágrafo...Digite aqui um parágrafo...Digite aqui um parágrafo...Digite aqui um parágrafo...Digite aqui um parágrafo...Digite aqui um parágrafo...

Fonte: Com informações:
Licença Creative Commons

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade:

Ad Code

Publicidade: