Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

6ª casa adaptada pelo 'Programa Transformar' é entregue em Juazeiro (BA)

6ª casa adaptada pelo 'Programa Transformar' é entregue em Juazeiro (BA)

“Ficou bom demais. Antes a entrada era uma terra que quando chovia virava lama e tinha uma lombada, era só um pedacinho de piso e o resto era piso grosso. Está bom demais”, disse José Oliveira ao receber nesta quinta-feira (20) da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), sua casa totalmente adaptada e reformada, em mais uma entrega do Programa Transformar.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Publi aqui - Portal Spy

Já na entrada da casa é possível notar a adaptação do imóvel para a circulação com mais segurança de uma pessoa com deficiência visual, que é o caso de seu José Oliveira. O que antes era um terreno irregular, no barro, com cerca de arame farpado na lateral, agora ganhou piso tátil para que o morador possa circular com mais autonomia.

A entrega da 6ª casa do Programa Transformar foi realizada pela prefeita Suzana Ramos, pelo secretário da Sedes, Fernando Costa, lideranças do bairro Tabuleiro, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Emanuela Maria Mariano e pelo vereador Ítalo Marcelino. “Estamos muito felizes. É a sexta casa entregue, outras quatro estão em reforma e brevemente estaremos entregando, levando mobilidade, acessibilidade, conforto e dignidade para essas pessoas. Agradeço a Deus por poder estar contribuindo com essas pessoas que mais precisam. Eu me emociono ao ver o quanto essa iniciativa melhora a vida das pessoas”, disse a prefeita Suzana Ramos.

Reforma e adaptação
Seu José Oliveira já mora na casa há cerca de 10 anos.  Na casa dele, o principal feito foi o acesso até a edificação, já que a residência fica mais recuada em relação ao alinhamento da rua. Foi colocado piso tátil na entrada para que ele possa ir e vir com autonomia, além de várias modificações para proporcionar mais conforto ao morador como barra de acessibilidade, pintura, revestimento cerâmico, forro, revisão elétrica e hidrosanitária, entre outros.

O Programa
O Programa Transformar foi reformulado na gestão da prefeita Suzana Ramos e atualmente ganhou a nomenclatura “Programa Humanizar”. Com a reformulação, houve aumento no valor do recurso para a reforma e/ou adaptação do imóvel para a pessoa com deficiência, que passou de RS 40 mil para R$ 60 mil. Nessa reformulação também foi aumentada a quantidade de imóveis a serem adaptados. “Já beneficiamos pessoas com deficiência física e hoje estamos entregando a casa para um morador com deficiência visual. Com a reforma, são feitas as adaptações necessárias para que ele tenha liberdade em sua própria casa”, destacou o secretário da Sedes, Fernando Costa.

O engenheiro responsável pelas reformas do Programa Transformar, Alan Rafael, ressaltou como encontrou a casa antes da reforma. “Quando a gente chegou para a reforma tinha uma cerca e não era apropriado para ele fazer essa circulação, era bem perigoso. Em relação à edificação, tentamos manter a originalidade da casa, atendendo um pedido dele, pois ele já conhecia todo o caminho com as mãos. Adaptamos o banheiro e colocamos portas nos quartos que não tinha, mas preservamos a estrutura original”, explicou.

Autonomia para a pessoa com deficiência em Juazeiro
A vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Emanuela Maria Mariano, destacou a importância do programa para a pessoa com deficiência no município. “Este é um momento muito importante. Para o Conselho da Pessoa com Deficiência, estar vivenciando isso no nosso município e ver que as pessoas estão tendo os direitos garantidos, ter acessibilidade na sua própria moradia, tendo autonomia para ocupar todos os espaços, é a realização do que tanto lutamos através do nosso Conselho. Desejamos que outros projetos como este possam ser realizados, para que mais pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados”, disse, Emanuela Maria Mariano.

Fonte: Ascom/PMJ
Licença Creative Commons

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy