Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Projeto que também beneficiará Juazeiro, Canal do Sertão Baiano é debatido em audiência pública na ALBA

A audiência pública foi realizada na última quarta-feira (31) na ALBA, em Salvador (BA).

Foto: Reprodução internet

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, compareceu à audiência pública realizada nesta quarta-feira (31) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador (BA), para debater o projeto do Canal do Sertão Baiano, que será executado pela Companhia. A reunião foi proposta pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo e contou com a presença de secretários de pastas estratégicas do Governo do Estado, parlamentares federais e estaduais, bem como prefeitos e vereadores dos municípios que serão beneficiados pelo projeto.

Durante sua apresentação, Moreira informou que o projeto básico do Canal do Sertão Baiano está em fase de desenvolvimento. Segundo ele, "o projeto prevê tanto o abastecimento de água para consumo da população, quanto o investimento de irrigação ao longo de todo o canal. Neste momento, estamos atualizando essa demanda hídrica dos 44 municípios atendidos diretamente e de mais alguns projetos e algumas barragens que estão previstas ao longo do canal".

Estima-se que o Canal do Sertão Baiano requererá um investimento de R$ 4,62 bilhões. Com uma extensão de 300 quilômetros, a obra fornecerá água para consumo humano e possibilitará o desenvolvimento de diversas atividades produtivas em 44 municípios da Bahia. Além disso, a estrutura também abastecerá as bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com o projeto. Aproximadamente 70 mil agricultores poderão desfrutar de um aumento na oferta de água, proveniente do rio São Francisco. O Canal do Sertão Baiano também tem o potencial de gerar 45 mil empregos diretos e indiretos, além de criar novas oportunidades de renda para a população.

Os municípios contemplados pelo Canal do Sertão Baiano são: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Ichu, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Ourolândia, Pé de Serra, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Sobradinho, Tapiramutá, Umburanas, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova e Uauá.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy