Destaques arredondados Z2

6/Z2/ticker-posts

Publicidade:
Publi aqui - Portal Spy

Onças devoram animais e assustam moradores na zona rural de Serra Talhada (PE) [vídeo]

Relatos dos moradores revelam que o aumento da presença desses predadores tem causado grandes prejuízos para os pequenos criadores da região, levando alguns a venderem seus rebanhos e outros a fecharem seus currais.

Foto: Reprodução internet

Criadores da caprino e ovinocultura na zona rural de Serra Talhada, especificamente nas proximidades da Serra do Brabo, estão enfrentando sérios problemas com o surgimento de um bando de onças. Relatos dos moradores revelam que o aumento da presença desses predadores tem causado grandes prejuízos para os pequenos criadores da região, levando alguns a venderem seus rebanhos e outros a fecharem seus currais.
De acordo com um dos criadores, que preferiu manter sua identidade em sigilo, a situação começou há cerca de dois anos, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) soltou algumas onças próximas à Serra do Brabo, alegando que a espécie estava em extinção. Entretanto, nos últimos dois ou três meses, a presença das onças aumentou consideravelmente, causando danos significativos aos criadores de cabras e ovelhas da região.
Cópia sem citação da fonte com link para este post pode sofrer punições legais.
"Os vizinhos dizem que estão avistando onças com frequência, até mesmo a poucos metros de distância na estrada, e isso está resultando em enormes prejuízos para os pequenos criadores de bodes e ovelhas", afirmou o morador. Ele também destacou que muitas pessoas dependem dessa renda e já enfrentam dificuldades com doenças e perdas de animais. Alguns vizinhos chegaram a perder mais de 40 cabeças de gado, enquanto outros estão optando por vender todo o rebanho. O morador acredita que o Ibama cometeu um erro ao reintroduzir as onças na região, colocando em risco as criações dos moradores.

A preocupação com os ataques das onças se intensificou nos últimos meses, uma vez que os animais selvagens não se limitam apenas ao período noturno. Segundo relatos de Ana Maranhão, membro da Cooperativa de Ruralistas da região, as onças têm atacado animais durante a tarde também. A situação afeta mais de 16 comunidades, incluindo as áreas de Jatobá, Escadinha, Serra do Bravo, São Miguel, Tiburuna, Serrinha, Malhada da Areia e Riacho do Bode.

Walter Júnior, cuja propriedade rural foi alvo dos ataques, destacou que seu sogro foi obrigado a vender todo o seu rebanho caprino devido à presença constante das onças. Ele ressaltou que outros criadores da região estão seguindo o mesmo caminho, resultando em perdas significativas para a criação de caprinos e ovinos. Além disso, há uma crescente preocupação quanto à segurança das famílias que residem nas áreas rurais, especialmente crianças, considerando que as onças circulam próximas às residências.

A situação é considerada grave pelos moradores afetados, que clamam por uma ação efetiva para lidar com o problema.

Veja vídeo: (aguarde carregar)...

Se você é jornalista, repórter ou blogueiro e deseja reproduzir esse conteúdo em seu site/veículo, clique aqui para se cadastrar e receber uma cópia de nossa produção de forma gratuita e de livre distribuição.
Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos clicando aqui! 
O post 'Onças devoram animais e assustam moradores na zona rural de Serra Talhada (PE)' apareceu primeiro no Portal Spy.
Licença Creative Commons
Cópia sem citação da fonte com link para este original pode sofrer punições legais.
Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.

Portal Spy - Notícias de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Região. Blog de Notícias.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Publicidade::
Publi aqui - Portal Spy